Esquenta

Protestos a favor e contra ex-presidente Lula marcam véspera do julgamento

Marco Charneski / Tribuna do Paraná e Marcelo Andrade / Gazeta do Povo

Na véspera do julgamento do ex-presidente Lula, manifestantes favoráveis e contrários ao petista fizeram atos em Curitiba na tarde desta terça-feira (23). Na Justiça Federal, no Ahú, o protesto pedia a condenação do político. Já no Centro, na Praça Santos Andrade, membros de movimentos sociais e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores faziam um ato de apoio a Lula.

Logo na concentração para os atos, por volta das 18h20, uma chuva forte atingiu os dois atos e parte dos manifestantes se retirou. A movimentação foi parecida no início nos dois endereços – cerca de cem pessoas em cada um antes do temporal. Com a diminuição da chuva, parte das pessoas retornou aos atos.

Leia também: Se Lula não for candidato, Bolsonaro pode perder muitos votos

O fluxo de pessoas no Ahú, porém, aumentou perto das 19h e chegava perto de 300 pessoas. O trânsito estava bastante lento na região da Justiça Federal. Com isso, a Polícia Militar bloqueou o trânsito na Avenida Anita Garibaldi com a Dr. Manoel Pedro.

Parte dos favoráveis ao ex-presidente seguiu batucando mesmo na chuva no Centro da cidade e cantando músicas relacionadas à agricultura. Apoiadores do ex-presidente criticaram o juiz Sergio Moro e a Operação Lava Jato. Eles levaram faixas com as fotos do juiz Moro e do senador Aécio Neves (PSDB) com a pergunta “A lei é para todos?

Não perca: Dilma diz que Lula está sendo perseguido pela Justiça

No Ahú, os cânticos eram “Ai ai ai ai ai, tá chegando a hora. O dia já vem raiando meu bem e o Lula vai pra cadeia” ou “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. Os manifestantes pediam que os motoristas demonstrassem seu apoio à Lava Jato e buzinassem. Bonecos com o “Super Moro”, em alusão ao juiz, e o do pixuleco, que traz Lula com uniforme de presidiário, eram vendidos no local por R$ 15 cada um. Também não faltaram as tradicionais camisetas da “República de Curitiba”, que custavam R$ 40.

Não houve registro de confusão nos dois atos, até as 18h45. A Polícia Militar monitorava a situação no Centro e no Ahú.

Lula pode ir para a cadeia caso seja condenado nesta quarta-feira?

 

Voltar ao topo