Eleições 2014

Presidente do TRE reconhece problemas na biometria

Dez minutos após o fim das votações, o presidente do TRE-PR, o desembargador Edson Luiz Vidal Pinto, conversou com a imprensa e fez uma avaliação sobre o andamento das eleições neste domingo (05).

De acordo com ele, tudo correu “dentro da normalidade”, mas mesmo assim ele reconheceu problemas, especialmente com o funcionamento da identificação biométrica.

“Isso nos surpreendeu um pouco. Em algumas sessões eleitorais a eleição continua em razão de problemas que ocorreram com a biometria. Mas em geral a maioria já votou e posso dizer que as eleições transcorreram dentro da normalidade”, avaliou.

O presidente do TRE não precisou em quantas seções a votação continuou após as 17h e reconheceu que ele próprio teve dificuldade ao usar o dispositivo. “São problemas pontuais. Realmente fui votar e fui surpreendido porque não funcionou, mas nem por isso deixei de votar as pessoas em situação igual a minha também puderam votar com normalidade”, disse. A situação será analisada por técnicos do tribunal.

Problemas

Ao todo, 407 urnas eletrônicas apresentaram com problemas em todo o Paraná. Destas, 27 utilizadas em Curitiba. Além disso, foram registradas 24 prisões por crime eleitoral, duas delas na capital. “É um número bastante pequeno”, disse o desembargador.

Vidal Pinto comentou também o relato de que um eleitor não conseguiu votar por engano do mesário, que teria liberado a votação a outro eleitor. “Ainda não tomei conhecimento, mas todo e qualquer denúncia será apurada dentro do que determina a lei”, garantiu o presidente do TRE-PR.

Impugnados

Sobre os cerca de 20 candidatos que foram impugnados pelo TRE-PR, o desembargador explicou que eles estavam disponíveis a receber votos, porém, sub judice. “Vai depender da solução do recurso dado. O tribunal já cumpriu sua parte, cabe ao TSE referendar ou modificar o julgamento. Por enquanto segue em suspenso”.