10 anos do PT

Para Coutinho, governo Lula retomou expansão do País

Na abertura de seminário em homenagem aos 10 anos do governo do Partido dos Trabalhadores (PT), na noite desta quinta-feira, 13, em Curitiba, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse que o primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu o caminho para a “arrancada” do crescimento econômico. “O Brasil apresentava uma situação difícil (antes de Lula) e a retomada do controle sobre as condições econômicas e sobre a inflação abriram caminho para a arrancada da economia”, afirmou em discurso transmitido pelo site do PT.

“É nesse período, especialmente entre 2004 e 2008, que se agrega e fortalece o setor externo brasileiro, com a acumulação de reservas”, disse o presidente do BNDES. Coutinho citou também que, entre 2004 e 2006, o Brasil conseguiu formar um “colchão de segurança”, por meio do superávit externo, com os primeiros US$ 200 bilhões em reservas. “Esse desenvolvimento foi acompanhado por uma importante ascensão do crescimento da economia e especialmente dos investimentos”, disse.

O seminário, intitulado “O Decênio que Mudou o Brasil”, é realizado pelo PT, Instituto Lula e Fundação Perseu Abramo. Curitiba é a quinta cidade a receber o evento, depois de São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte e Porto Alegre. Até o fim do ano, serão feitos 10 encontros.

O seminário conta também com a presença da presidente Dilma Roussef e de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva. Além deles, estão presentes o presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), e as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, entre outros políticos do partido.