SEGUNDA

Pacotaço de Curitiba será votado longe da Câmara

Foto: Marcelo Andrade.

Por 21 votos a 10, os vereadores de Curitiba aprovaram a mudança no local de votação do pacote de ajuste fiscal proposto pelo prefeito Rafael Greca. O presidente da Câmara Municipal, vereador Serginho do Posto (PSDB) convocou uma sessão extraordinária para a noite desta sexta-feira (23) para discutir o assunto, a partir de uma proposta da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, que propôs que a sessão ocorra na Ópera de Arame. A convocação chegou ao gabinete dos vereadores ao redor das 17 horas e a sessão foi iniciada às 18h43, com a presença de 29 dos 38 vereadores. O acesso às galerias está limitado a 78 pessoas, como determinado por laudo do Corpo de Bombeiros, mas poucos servidores foram até o local. Há três viaturas policiais.

A proposta de alteração do local da sessão plenária foi apresentada na tarde desta sexta-feira (23) pelo secretário de Segurança do Paraná, Wagner Mesquita, em uma reunião entre vereadores, Ministério Público (MP), OAB, órgãos de segurança e representantes da prefeitura. A proposta é que a sessão seja realizada na Pedreira Paulo Leminski ou na Ópera de Arame.

O vereador Serginho do Posto já havia adiantado que levaria a decisão para o conjunto dos vereadores.

“É uma decisão muito difícil, porque é lá [na sede da Câmara] que o prefeito faz seu juramento, é lá o livre exercício da cidadania. Preciso ouvir o colegiado. Tenho que levar [a questão] aos meus pares. Entendemos o momento, que é de preocupação”, disse o vereador.

Por meio das redes sociais, os sindicatos municipais já estão se mobilizando para pressionar os vereadores durante a sessão extraordinária. Os sindicalistas defendem que a sessão de segunda-feira seja feita na sede da Câmara Municipal.

Debate sobre o pacotaço: