Pediu pra sair

Operação Bullish derruba a presidente do BNDES; Temer anuncia substituto

Maria Silvia Bastos Marques, pediu demissão do banco de fomento nesta sexta-feira. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Maria Silvia Bastos Marques, pediu demissão do banco de fomento nesta sexta-feira. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, pediu demissão do banco de fomento nesta sexta-feira, 26. A executiva alegou motivos pessoais para deixar o cargo. A executiva diz que deixa o posto “com orgulho de ter feito parte da história da instituição”. A executiva assumiu o cargo em junho do ano passado e era alvo de fogo amigo no governo.

Maria Silvia deixa o BNDES em meio a uma crise deflagrada pela Operação Bullish da Polícia Federal. A investigação apura fraudes e irregularidades em aportes concedidos pelo banco de fomento por meio de sua subsidiária, BNDESPar, à JBS por meio do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci.

A PF suspeita que o ex-ministro tenha sido um dos mentores e organizador, por meio de sua empresa de consultoria, da transformação da JBS na maior empresa de carnes do mundo.

Por conta da operação, diversos funcionários do banco foram sofreram condução coercitiva, prática criticada dentro da instituição. Logo após a operação, Maria Silvia defendeu funcionários do banco: “É do interesse do seu corpo funcional e da atual diretoria cooperar ostensivamente para saber se o banco foi usado por terceiros, pois seus empregados cumpriram seu papel de forma proba”.

Veja íntegra da carta de demissão:

“Prezados benedenses,

Nesta sexta-feira, 26 de maio, informei pessoalmente ao presidente Michel Temer a minha decisão de deixar a presidência do BNDES.

Todos os diretores permanecem no cargo e o diretor Ricardo Ramos, pertencente ao quadro de carreira do BNDES, responderá interinamente pela presidência do Banco.

Deixo a presidência do BNDES por razões pessoais, com orgulho de ter feito parte da história dessa instituição tão importante para o desenvolvimento do país. Nas duas passagens que tive pelo Banco, como diretora, nos anos 90, e agora, como presidente, vivi experiências desafiadoras e de grande importância para a minha vida profissional e pessoal.

Neste ano à frente da diretoria do BNDES busquei olhar para o futuro, estabelecendo novos modelos de negócios e estratégias para o Banco, sem descuidar do passado e do presente, sempre tendo em mente preservar e fortalecer a instituição e seu corpo funcional.

Desejo boa sorte a todos, esperando que sigam trabalhando para que o BNDES continue sendo o Banco que há 65 anos faz diferença na vida dos brasileiros.

Um grande abraço,

Maria Silvia Bastos Marques”

Paulo Rabello de Castro é o novo presidente do BNDES. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Paulo Rabello de Castro é o novo presidente do BNDES. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Substituto

No mesmo dia, ainda nesta sexta-feira, o presidente Michel Temer anunciou o novo ocupante para o cargo.

Quem assume a presidência do BNDES substituindo Maria Silvia é o economista Paulo Rabello de Castro, que até então, presidia o IBGE. Castro aceitou o convite e deve começar a trabalhar já na próxima semana.