politica

Missão do Tesouro ao Rio ocorre na próxima semana, diz Ana Paula

Uma missão técnica do governo federal desembarcará na próxima semana no Rio de Janeiro para avaliar as contas do Estado, disse nesta quinta-feira, 29, a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi. O envio da missão já havia sido antecipado pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo EStado, e tem como objetivo desenhar uma estratégia de saída da crise e evitar o colapso das contas estaduais.

A missão envolve técnicos do Tesouro, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), da Secretaria de Previdência (Ministério da Fazenda), da Secretaria de Gestão e da Secretaria de Coordenação e Governança de Empresas Estatais (ambas do Ministério do Planejamento). A previsão é de que a missão fique no Estado por uma semana.

Trata-se de mais uma tentativa de evitar o agravamento do quadro fiscal do Rio de Janeiro e a necessidade de novo socorro da União, que poderia abrir mais um flanco de insatisfação entre os outros governadores que passam também por dificuldades financeiras e reivindicam mais recursos. A União já repassou R$ 2,9 bilhões ao Estado para garantir a segurança durante os Jogos Olímpicos.

Em entrevista ao Broadcast no mês passado, o secretário estadual de Fazenda do Rio de Janeiro, Gustavo Barbosa, havia dito que a situação é tão delicada que a gestão do dinheiro disponível tem sido feita na “boca do caixa”. “Estamos trabalhando com o caixa diário. Infelizmente, é a pior situação para um gestor financeiro, trabalhar sob essa perspectiva, mas é a realidade. É atrasar pagamento de fornecedor, que é o que vem ocorrendo”, disse na ocasião.

Voltar ao topo