Determinação

Justiça manda campanha de Fruet recolher material sobre sumiço de obras

ustato Fruet e sua mulher, Márcia, tomam o palco na convenção do PDT. Foto: Hugo Harada

A Justiça Eleitoral determinou nesta quinta-feira (22) uma busca e apreensão no comitê de campanha do candidato à reeleição Gustavo Fruet (PDT) para recolher material de campanha que liga o ex-prefeito e candidato Rafael Greca (PMN) ao sumiço de obras da Fundação Cultural de Curitiba.

Na quarta-feira, uma matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo mostrou que a Fundação Cultural apura o desaparecimento de dois lavatórios e uma cristaleira que seriam do acervo da Casa Klemtz, no Fazendinha. A casa foi comprada pelo município na época da gestão de Greca e transformada em patrimônio público.

A matéria diz que oito anos depois do sumiço dos itens, eles apareceram em fotos divulgadas pelo próprio Greca em posts na rede social.

Na decisão desta quinta, o juiz Jederson Suzin, da 174ª Zona Eleitoral de Curitiba, determinou o recolhimento imediato do material de campanha sobre a questão por entender que houve deturpação da informação jornalística. Além disso, o juiz fixou multa de R$ 80 mil em caso de não cumprimento por parte da campanha de Gustavo Fruet.

“Ora, entre uma empresa jornalística pela liberdade que lhe é assegurada constitucionalmente, noticiar uma suspeita e/ou indício de envolvimento e a ação dos representados [a campanha de Fruet] tornar certo o envolvimento […] o caminho é longo e inconfundível, logo, assume a propaganda características que, ultrapassando o escopo informativo, beira a agressão caluniosa”, diz o juiz no despacho.

Outro lado

Em nota, a campanha de Fruet afirmou que “atendeu a decisão e já recolheu o material, embora o conteúdo tenha reproduzido apenas matérias jornalísticas”. A coligação afirma, ainda que, “Greca acusa em panfleto distribuído pela cidade hoje e usa de informação inverídica. A coligação Curitiba Segue em Frente entrará com representação”.