EM CURITIBA

Justiça Federal recebe arame farpado para depoimento de Lula

Foto: Aniele Nascimento.

Desde o início de abril, uma cerca de arame farpado complementa as grades que separam o prédio da Justiça Federal (JF) da Avenida Anita Garibaldi, no Ahú. A jornalistas, um funcionário da JF confirmou que a cerca foi colocada ali como parte do esquema de segurança montado para o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inicialmente marcado para o próximo dia 3 e que possivelmente será adiado a pedido da Polícia Federal e da Secretaria Estadual da Segurança Pública.

O prédio deverá ter as entradas fechadas no dia do depoimento de Lula – a cerca ajudará a manter eventuais manifestantes do lado de fora. É provavelmente a primeira vez em que o arame farpado surge na frente do prédio desde que ele foi inaugurado, no início dos anos 2000. Mas ela já fora instalada nos fundos, na época em que o terreno vizinho à JF era alvo de uma ocupação irregular.

LEIA MAIS: Moro abre mão de exigir presença de Lula em todas as audiências

Adiamento

O superintendente regional da Polícia Federal, Rosalvo Ferreira Franco, pediu oficialmente nesta segunda-feira (24) ao juiz federal Sergio Moro “mais tempo para realizar as tratativas com os órgãos de segurança e inteligência” para o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foto: Aniele Nascimento.
Foto: Aniele Nascimento.

O pedido é reforçado, em outro ofício, pelo secretário estadual de Segurança Pública, Wagner Mesquita de Oliveira, que é policial federal. Mesquita fala em “notícias de possível deslocamento de movimentos populares para essa capital em virtude da semana de comemoração do Dia do Trabalhador, o que pode gerar problemas de segurança pública, institucional e pessoal”.

Os dois ofícios foram anexados ao processo no fim da tarde desta segunda. Caberá, agora, a Moro decidir se o depoimento fica mantido para o próximo dia 3 de maio ou se será adiado.