POLÊMICA

Herdeira de banqueiro suíço promete dobrar para R$ 1 milhão doação a Lula

Herdeira de um acionista do banco Credit Suisse, Roberta Luchsinger usou o Twitter nesta quinta-feira (17) para dizer que, depois da tentativa de bloqueio de sua doação de R$ 500 mil ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decidiu dobrar o valor que destinará ao petista. Roberta causou polêmica ao anunciar na semana passada que faria uma doação em dinheiro e itens de luxo a Lula depois da decisão do juiz Sergio Moro de bloquear os bens do ex-presidente no processo referente ao tríplex no Guarujá. Lula foi condenado por Moro a nove anos de prisão no caso.

Nesta semana, o juiz Felipe Albertini Nani Viaro, da 26ª Vara Cível de São Paulo, determinou que antes de fazer a doação, Roberta pague uma dívida cobrada judicialmente por uma loja de decoração. Na decisão, o magistrado diz que Roberta “deverá abster-se de qualquer ato de disposição graciosa dos bens até que pague a integralidade da dívida”.

Pelo Twitter, Roberta disse que o Judiciário persegue o ex-presidente e quem quer ajudá-lo. “Depois de quererem bloquear a doação ao Lula, decidi dobrar”, anunciou.

Perfil

Roberta Luchsinger é neta do ex-banqueiro suíço Peter Paul Arnold Luchsinger. Herdeira de uma das famílias fundadoras do Credit Suisse, defende causas sociais e se declara ideologicamente de esquerda. “É muito errado pensar que você tem que ser pobre para lutar por direitos. Isso é uma desconstrução hipócrita”, disse em uma entrevista publicada em sua página no Facebook.

Na mesma entrevista, ela se diz favorável à taxação de grandes fortunas. “Eu sempre fui contra você taxar a classe mais pobre, trabalhadora, encher ela de imposto e reduzir os impostos da classe mais rica”, disse. Ela também faz questão de ressaltar que organiza projetos sociais em Brasilândia.

Roberta foi casada com o ex-delegado e ex-deputado Protógenes Queiroz, responsável pelas investigações da Operação Sartiagraha. Os dois se divorciaram em 2014 e atualmente o ex-delegado vive na Suíça depois de ter sido condenado pela Justiça por violação de sigilo na Operação Sartiagraha.

Pretensões políticas

Roberta já afirmou que tem pretensões políticas para 2018. Ela diz que vai se candidatar ao cargo de deputada federal em São Paulo pelo PCdoB, partido ao qual já é filiada. Ressalto ainda , que meu engajamento na política terá como objetivo maior a erradicação da pobreza e da miséria. Conto com a compreensão e apoio de todos vocês, porque juntos somos mais fortes”, diz em uma postagem em sua página no Facebook.

Lula

Em sua conta no Twitter, Roberta faz questão de prestar apoio ao ex-presidente Lula. Ela acusa o Judiciário de perseguir o petista e diz que vai “resistir” à “perseguição” a qualquer custo. Em uma das postagens, ela afirma que “a melhor coisa é doar para um presidente que promoveu a maior distribuição de renda da história do país”.