2018

Faltando mais de um ano pra eleição pra governador, Ratinho Jr. aparece como favorito em pesquisa

Foto: Divulgação/Sedu.

As eleições para escolher o novo governador do Paraná só acontecem em 7 de outubro de 2018, mas as especulações a respeito de quem pode ser o novo gestor do governo do Estado já estão rolando. E, de acordo com uma pesquisa elaborada pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido do colunista Celso Nascimento, da Gazeta do Povo, considerando as candidaturas que já estão sendo anunciadas, Ratinho Jr. (PSD) é o favorito dos paranaenses por enquanto, faltando ainda cerca de 14 meses para o pleito.

 

Em todos os cenários possíveis atualmente, Ratinho Jr. seria o grande vencedor da disputa. No caso de uma eleição tendo apenas Ratinho Jr. e Osmar Dias (PDT) como principais candidatos, o primeiro ficaria com 36,7% e, o segundo, com 34,2%. Numa segunda possibilidade, com Roberto Requião (PMDB) na disputa, além dos outros dois, Ratinho ficaria com 29,6%, Requião com 25,6% e Osmar com 24,7%. Já no terceiro e último cenário, com Ratinho Jr. e Requião na disputa, mas sem Osmar, o primeiro ficaria com 38,3% e, o segundo, com 31,5%.

De acordo com o colunista, as candidaturas de Ratinho e Osmar já são dadas como certas e irreversíveis, mas a de Requião ainda é uma incógnita, dada a possibilidade de ele vir a optar pela reeleição no Senado. Fora os três candidatos, apenas Cida Borghetti (PP), outra possível presença na disputa, aparece com índices acima de 1%, mas ainda assim insuficientes para tentar uma disputa no segundo turno – no primeiro cenário, ela aparece com 6,5%; no segundo, com 4,4%; e, no terceiro, com 7,3%

As tendências para o Senado

Na eleição de 2018, estarão em disputa duas das três vagas de senador a que têm direito todos os estados. Atualmente, representando o Paraná, ocupam as cadeiras Roberto Requião, Gleisi Hoffmann (PT) e Alvaro Dias (Pode). Os dois primeiros encerram seus mandatos de oito anos; já o terceiro, Alvaro, ainda tem direito a outros quatro.

Em relação à disputa para o Senado, a pesquisa do Paraná Pesquisas considerou como candidatos os atuais senadores Requião e Gleisi (que disputariam a reeleição), o procurador federal Deltan Dallagnol (sem partido), o governador Beto Richa (PSDB), o deputado federal Rubens Bueno (PPS), o ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT) e o ex-prefeito de Londrina Alexandre Kireeff (Pode).

Neste cenário, Requião conseguiria uma das vagas (31,4%), junto com com Dallagnol (29,6%). Abaixo deles, seguem-se Richa (22,2%). Rubens Bueno (19,5%), Fruet (14,7%), Gleisi (11,3%) e Kireeff (8%). A somatória é superior a 100% já que os entrevistados podiam indicar dois candidatos de sua preferência.

Para Nascimento, se descartada a hipótese de o procurador Dallagnol se aventurar na disputa, melhoram as chances de Beto Richa virar senador. Por outro lado, como cada chapa de candidatos a governador carrega dois nomes para o Senado, podem-se antever chances para que Bueno, Fruet e Kireeff venham a figurar como postulantes viáveis. De fora, deve ficar Gleisi Hoffmann, que já declarou sua intenção de se candidatar à Câmara dos Deputados.