Ex-senador Mattos Leão morre aos 77 anos em Curitiba

Morreu ontem, em Curitiba, o ex-senador João de Mattos Leão. Aos 77 anos, o ex-senador tinha sido operado devido a uma trombose intestinal, estava na UTI e sofreu uma parada cardíaca na manhã de ontem.

Tio do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Artagão de Mattos Leão e tio-avô do deputado estadual Artagão Junior (PMDB), João de Mattos Leão deixa viúva Neusa e duas filhas, Marinice e Marineusa.

Nascido em Mallet, região centro-sul do Estado, João de Mattos Leão formou-se em economia e direito. Ocupou importantes cargos públicos, como a Superintendência Nacional do Banco do Brasil e a Secretaria de Estado do Interior e Justiça.

Sua carreira política começou em 1954, como vereador na Câmara Municipal de Guarapuava. Exerceu dois mandatos como deputado estadual, entre 1962 e 1970 e ocupou uma cadeira no Senado entre 1971 e 1978.

Foi ainda coordenador político do governo Paulo Pimentel (entre 1967 e 1970) e presidente da Aliança Renovadora Nacional (Arena) e do PFL no Paraná. No Senado, destacou-se pela defesa da construção da usina hidrelétrica de Itaipú e do desenvolvimento da agricultura.

Para o ex-governador Paulo Pimentel, diretor-presidente dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, o estado perde “uma das pessoas públicas com melhor caráter que conheci”. Pimentel destacou não só a vida pública como a carreira empresarial de Mattos Leão.

“Ele foi fundador da Cimentos Itambé, uma das maiores empresas do ramo hoje em dia”, lembrou. Na política, segundo o ex-governador, Mattos Leão “conseguia ser delicado e atencioso com a população e, ao mesmo tempo, sério e competente”.

Sobre a participação de João de Mattos Leão em seu governo, Pimentel lembrou que, como coordenador político, o ex-senador tinha a função de “algodão entre cristais”, por lidar diretamente com os militares do governo federal.

“Todos os atritos com a ditadura eram contornados por ele. Graças ao seu trabalho, sobrevivemos a três diferentes presidentes da República ditadores, mesmo defendendo a democracia”, disse.

Pela morte do ex-senador, o governador Roberto Requião (PMDB) decretou luto oficial de três dias no Estado. O presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Nelson Justus (DEM) também decretou luto de três dias na Casa. O corpo de Mattos Leão está sendo velado na Assembléia, o sepultamento está marcado para as 11h de hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.