Pesquisa

Desaprovação de Richa é de 61%, a menor desde a Batalha do Centro Cívico

Foto: Lineu Filho.

Pelo menos 61% dos paranaenses desaprovam a gestão do governador Beto Richa (PSDB), de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas. O índice, apesar de alto, é o menor desde fevereiro de 2015 –quando os professores fizeram uma extensa greve e quando houve a chamada Batalha do Centro Cívico, em 29 de abril daquele ano.

Em fevereiro de 2015, quando os professores chegaram a invadir o plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para impedir a votação do projeto de lei que mudava as regras da previdência estadual, 76% da população do estado desaprovava a gestão Richa. Em junho, dois meses depois da Batalha do Centro Cívico, que deixou 213 feridos na Praça Nossa Senhora da Salete, a reprovação ao governo estadual chegou a 84% – o maior índice desde 2012.

Eleições e distância no tempo

De acordo com a pesquisa atual, 35% dos paranaenses aprova a administração de Richa e 3,5% não sabem ou não responderam. Em 2012, a aprovação ao governo era de 69,6%.

Para o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, pelo menos dois fatores explicam a queda da desaprovação de Richa nessa última pesquisa. “O resultado das eleições ajudou muito ele. As demais pesquisas também estavam muito próximas do fatídico 29 de abril”, explica.

Mulheres

As mulheres são as que estão mais insatisfeitas com o governador. Pelo menos 63% delas disseram desaprovar a administração (entre os homens, a desaprovação é de 59%). Entre os paranaenses com ensino superior são as que mais desaprovam a administração estadual: 69% delas disseram não estar satisfeitas. No ensino médio, o índice de desaprovação de Richa é de 64%.

Ainda de acordo com a pesquisa, para 53% dos entrevistados o governo Richa está pior do que o esperado, enquanto 12% afirmou que a administração está melhor do que o esperado. Para 32% dos entrevistados, a administração está como já era esperado por eles.

Governo federal

O presidente Michel Temer (PMDB) também tem um índice alto de desaprovação no Paraná. Entre os paranaenses, 48,9% desaprovam a administração federal, enquanto 43,2% dizem aprovar a gestão do peemedebista. Os que não sabem ou não responderam somam 7,9%.

A população mais jovem é a mais insatisfeita com Temer no Paraná. Entre os eleitores de 16 a 24 anos, 56,8% desaprovam o governo. Entre adultos de 25 a 34 anos, esse índice é de 53,6%.

Para 40% dos entrevistados, o governo Temer está melhor do que o esperado. Já 22% dos eleitores afirmaram que a administração está pior e 33% disseram que está igual.

“A economia, a situação do país e a corrupção, isso tudo prejudica demais”, avalia Hidalgo. Para ele, a tendência é que a aprovação ao governo Temer aumente conforme a economia do país melhore.

Metodologia da pesquisa

Foram ouvidos 1.418 eleitores entre os dias 1 e 3 novembro, em 68 cidades do Paraná. O grau de confiança é de 95,5%, e a margem de erro é de 2,5%.