Eleições 2016

Compra de votos é uma das irregularidades mais frequentes no Paraná

Foto: Divulgação.

A compra de votos e a prática de boca de urna são as irregularidades mais frequentes na reta final das campanhas. Por isso, o Comitê de Fiscalização Eleitoral da OAB Paraná pede a atenção especial e conta com as denúncias dos eleitores tanto pelo aplicativo criado pela seccional para este fim quanto pelo telefone 0800-642-9840. O plantão funcionará até domingo, dia da eleição.

O Comitê, coordenado pela advogada Zuleika Giotto, recebeu 522 denúncias de irregularidades do início de agosto, quando foi instalado, até agora. Desse total, 421 vieram pelo aplicativo e outras 101 por e-mail. “As primeiras denúncias eram de propaganda antecipada. Mas ao longo da disputa, cresceram os casos de distribuição de combustível, de brindes e até de dinheiro”, explica Zuleika.

Segundo a coordenadora, 349 denúncias foram encaminhas ao Ministério Público Estadual depois da análise do Comitê. Outras 147 foram arquivadas por falta de fundamento ou de documentação. As 26 denúncias restantes estão em análise.

Para Zuleika, por tornar mais ágil e acessível o processo, o ganho com o aplicativo foi grande, sobretudo considerando-se o imenso número de cidades paranaenses de onde partiram as denúncias.

Quem ainda não baixou o aplicativo para fazer denúncia eleitoral, ainda pode fazê-lo. Há versões gratuitas tanto na Apple Store quanto no Google Play.