vira casaca

Após deixar UFPR, Moro assume como professor em universidade privada

Foto: Átila Alberti/Arquivo/Tribuna do Paraná
Foto: Átila Alberti/Arquivo/Tribuna do Paraná

A carreira acadêmica do juiz federal Sergio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato em primeira instância no Paraná, não acabou, apesar do desligamento da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele continuará a dar aulas, mas em outra universidade. Moro está de volta ao corpo de professores do Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba). O anúncio ocorre oito dias após o Diário Oficial da União publicar a exoneração de Moro do cargo de docente da Federal do Paraná.

Mestre e doutor em Direito pela UFPR, Moro lecionava Processo Penal no Departamento de Direito Penal da universidade desde 2007. De acordo com a UniCuritiba, o juiz assumirá uma cadeira de professor permanente do Programa de Mestrado da instituição a partir de abril. Ele lecionará no Mestrado do Direito Empresarial e Cidadania.

Moro já estava afastado da rotina na UFPR desde o final de 2016, quando pediu licença para se dedicar exclusivamente aos processos da Lava Jato, alegando fadiga e outros compromissos pessoais derivados de sua atuação como juiz. O pedido de exoneração havia sido interpretado como o fim da carreira em sala de aula justamente por causa da rotina na 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, onde é o juiz titular.

Exonerado, Moro não é mais professor da federal