'Menu' da corrupção

Novo app dá a ficha completa dos candidatos corruptos e com processo na justiça

Aplicativo reconhece a fotografia em santinhos e passa a ficha corrida dos candidatos. Foto: Lineu Filho
Aplicativo reconhece a fotografia em santinhos e passa a ficha corrida dos candidatos. Foto: Lineu Filho

Com a aproximação da “temporada eleitoral”, não tem como escapar. Estampados com a cara de políticos, folhetos e propagandas logo começam a pipocar pelos faróis e ruas da cidade, lotando as lixeirinhas nos carros e calçadas.

Foto: Atila Alberti
Foto: Atila Alberti

Agora, já pensou ter nas mãos o poder de descobrir se o candidato “Zé das Couves” – que na foto do santinho até tem “cara de santinho” – é mesmo confiável e digno do seu voto?

Graças a um aplicativo lançado essa semana, a difícil tarefa de “puxar a ficha” dos potenciais deputados, senadores e até presidentes, ficou muito mais simples.

Leia também: Quanto tempo Lula ficará preso na sede da PF em Curitiba?

Concebido pelo portal Reclame Aqui em parceira com a Agência de Publicidade Grey, o “Detector de Corrupção” permite ao eleitor verificar, por meio de uma simples identificação facial ou pesquisa por nome, se o político foi condenado ou responde a algum processo na justiça.

Disponível para Android e Iphone, o aplicativo já conta com 850 políticos cadastrados entre membros da presidência, senado e governos. Até agosto, a ferramenta incluirá todos os candidatos a cargos em disputa nestas eleições.

Atualizado e monitorado por uma equipe de quatro jornalistas, as informações são levantadas nos sites dos Ministérios Públicos e também nos Tribunais de Justiça, além de informações oficiais, públicas e privadas divulgadas pelo Superior Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais Regionais Federais (TRFs) e Tribunais de Justiça (TJs).

Como funciona?

Foto: Atila Alberti
Foto: Atila Alberti

Para acessar os dados, basta colocar a imagem do político que se deseja investigar, em frente à tela do smartphone.

Em poucos segundos o app identifica o rosto fotografado e revela todos os processos de improbidade administrativa ou corrupção nos quais o político está envolvido.

Veja também: Bolsonaro lidera corrida eleitoral em cenário sem Lula

Quem tem histórico limpo na praça também aparece. Nos casos de políticos contra os quais não existem processos, o app apresenta a seguinte mensagem: “não existem processos de corrupção ou improbidade administrativa contra esse candidato”.

É como diz ditado: “quem não tem cão, caça com gato”. Se em países com a França, os aplicativos mostram a qualidade dos vinhos, no Brasil, o jeito é se contentar com o catálogo de políticos corruptos e escolher aqueles sobre os quais pesem menos acusações na hora de votar.

Uma triste missão. Mas que encontra no “Detector de Corrupção” um excelente aliado.

Lotéricas e Copel fazem as pazes e faturas podem ser pagas novamente a partir de segunda