Eleições 2016

Ademar Pereira promete bilhete único no transporte de Curitiba

Foto: Aniele Nascimento .

A Tribuna do Paraná ouviu as principais propostas do candidato à Prefeitura de Curitiba, Ademar Pereira (PROS). Confira abaixo o papo com o candidato:

De todas as suas propostas, qual é a principal? Qual será o foco?

Bilhete Único, pois quem paga o transporte coletivo, em cerca de 60% das viagens, são as empresas com um pequeno subsídio dos empregados. É assim em muitos lugares do mundo. O passageiro paga um valor por mês e pega quantos ônibus ele quiser, sem precisar se deslocar de terminal em terminal, poupando tempo para si e para a família.

Existe a possibilidade de retomada do subsídio estadual ao transporte coletivo?

Sim, para ampliação do sistema.

A tarifa de ônibus subiu junto com reclamações sobre as condições do transporte coletivo. Como resolver este problema?

Eficiência no sistema e com gestão na aplicação dos recursos. Os terminais devem ser abertos com a integração no cartão e, como estão localizados em locais nobres dos bairros, se tornarem estações com prédios comerciais e de serviços. A presença de passageiros e pessoas da região aumentará a presença dos frequentadores dos terminais e a Prefeitura terá uma grande receita com os aluguéis, em um volume muito maior do que arrecada hoje.

Curitiba tem registrado uma onda de assaltos no transporte coletivo, muita gente reclama. Existe uma solução?

Câmeras de vigilância, aplicativos aos usuários para avisarem a Polícia com envio de dados de onde está o ônibus que está tendo assalto.

As UPAS e unidades básicas vivem sobrecarregadas. Como resolver imediatamente?

Gestão na melhor administração da rede hospitalar para não sobrecarregar as UPAS. As pessoas migram dos hospitais para as UPAs e da mesma forma das UPAs para os hospitais quando não conseguem atendimento.

A população reclama da burocracia dos postos de saúde, que não possuem um
sistema de agendamento de consultas eficiente. Qual seu projeto?

Aplicativos e outros sistemas de informação. Quando vim morar em Curitiba há mais de 30 anos tinha que ir na fila de madrugada pegar senha para fazer um exame e depois voltava para a fila no outro dia de madrugada para pegar senha e fazer um exame complementar. Três décadas depois ainda é assim.

São várias as reclamações sobre os parques de Curitiba. Vão de limpeza, manutenção, até iluminação. Como solucionar isso?

Descentralização dos serviços, com as regionais da Prefeitura tendo autonomia de realmente resolver as necessidades dos bairros. Existem duas a três empresas que fazem roçada, por exemplo, então que se divida em dez regionais e dez empresas licitadas, de forma que a regionalização será uma garantia de qualidade do serviço. A comunidade de uma localidade terá uma porta para bater e exigir, não precisando protocolar em uma Rua da Cidadania ou lá no Centro Cívico.

Sobre os moradores de rua, existe alguma solução?

Existem quatro tipos de moradores de rua e deve se aplicar a legislação quanto o que é crime quanto o que é de direito como Assistência Social. Tem aqueles que realmente vivem e gostam de viver nas ruas, como em várias capitais do mundo; o usuário de drogas que deve receber tratamento e quem é morador de rua a pouco tempo e saiu de casa, então estes devem ter atenção dos órgãos públicos e inclusive as entidades religiosas fazem isso muito bem. E tem uma minoria que é procurada pela Polícia, que explora aluguel de colchões e deve responder aos órgãos de Segurança.

Como melhorar o trânsito da capital?

Mapear as vias secundárias, mas primeiro, antes de ocupá-las, melhorar estas vias com bom asfalto e sinalização, pois os motoristas querem sair das vias rápidas muito congestionadas. Criar aplicativos de carona solidária incluindo aplicativos e autorização para vans executivas se deslocarem levando passageiros que deixarão seus carros em casa até o trabalho, para ir ao centro ou fazer cursos e faculdade. Somente com caronas e vans seriam milhares de carros a menos nas ruas.

E a Linha Verde? Será terminada? Vão ser construídas trincheiras ou viadutos?

Terminaremos a linha verde, e faremos as trincheiras necessárias para conectar a cidade com a região sul.

Como resolver o impasse entre taxistas e motoristas do Uber?

Tenho falado e até agora ninguém me disse o contrário que o problema dos taxistas não é o Uber, mas a Urbs. A Prefeitura deixou que os motoristas de táxi ficassem a mercê deste serviço que ganhou a população. Defendo a regulamentação do Uber. Para os taxistas, precisamos desenvolver um aplicativo de motorista particular, onde o usuário poderá contratar um total de quilômetros por mês e chamar um carro para atender a necessidades de transporte, usaremos a nossa frota de táxis, especialmente no horário ocioso. Bem como uma flexibilização na burocracia e taxas para os serviços de táxi para que eles possam ampliar seus serviços de transporte.

O que pretende fazer com as pessoas que estão nas áreas de invasão, principalmente na Cidade Industrial de Curitiba?

Enfrentaremos o problema, com regularização das áreas possíveis e construção de novas moradias para relocação das pessoas. Alterando o zoneamento da região para construir prédios para não precisar relocar as pessoas para longe.

Como você imagina Curitiba daqui a quatro anos?

Com nossa gestão de forma eficiente, tornaremos Curitiba um centro de serviços de qualidade, tanto públicos como privados, levando maior qualidade de vida para seus moradores.