Imposto!

Vencimento para o pagamento da terceira parcela do IPVA está chegando

Foto: Divulgação/Sefaz
Foto: Divulgação/Sefaz

Entre os dias 19 e 23 de março vence a terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2018. Segundo o governo do Paraná, o prazo para os pagamentos varia de acordo com o final da placa do veículo.

Os proprietários de veículos estão recebendo em casa os boletos para a terceira parcela do IPVA 2018. Os documentos podem ser pagos em qualquer instituição bancária. Segundo a Secretaria da Fazenda do Paraná, o atraso no pagamento implicará em multa de 10%, além de juros diários.

Quem por ventura ainda não pagou as duas primeiras parcelas, poderá emitir uma nova guia de recolhimento com o valor atualizado no site da Secretaria da Fazenda, utilizando o número do Renavam do veículo e escolhendo a nova data de quitação.

O que acontece se não pagar?

Quem não estiver com o IPVA 2018 em dia pode sofrer sanções relativas à falta de pagamento, como inscrição no Cadastro Informativo Estadual, além de ser impedido de receber créditos e prêmios do Programa Nota Paraná. A pendência também impede que os proprietários recebam o Certificado de Registro de Licenciamento Veicular (CRLV), emitido pelo Detran-PR. Com isso, o veículo fica proibido de circular em vias públicas sob pena de retenção e multa por parte das autoridades de trânsito. Além disso, sem o pagamento do imposto o proprietário fica impedido de comercializar o veículo, impossibilitando sua transferência.

Conheça por dentro o novo prédio do IML!