Educação

Foi dada a largada no vestibular 2016-2017 da UFPR

Foto: Henry Milleo.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza neste domingo (23) a primeira fase do Vestibular 2016-2017 da instituição. 54.942 candidatos estão inscritos no processo seletivo, que está sendo realizado em Curitiba e no interior do estado. Os portões dos 27 locais de prova (sendo 21 deles na capital) foram abertos às 12h45 e foram fechados às 13h30. A prova começou às 14h e tem duração de cinco horas.

Só em Curitiba, 48,67 mil candidatos participam desta primeira fase, composta pela prova Objetiva, com 80 questões de múltipla escolha.

Foto: Henry Milleo.
Foto: Henry Milleo.

A segunda fase do Vestibular 2016-2017 da UFPR está marcada para os dias 27 de novembro (Prova de Compreensão e Produção de Textos) e 28 de novembro (Provas de Habilidades Específicas).

Novidades

O processo seletivo deste ano traz algumas novidades em relação ao realizado em 2015. A principal delas é a possibilidade de o candidato poder acessar e apresentar recurso à correção da prova discursiva (na segunda fase), que terá seu resultado disponibilizado no site do Núcleo de Concursos.

Outra mudança refere-se ao porcentual de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que passou de 30% para 20%. Em entrevista coletiva realizada em agosto, o reitor Zaki Akel Sobrinho disse que a decisão se deve ao fato de a evasão dos estudantes aprovados pelo Sisu ser praticamente o dobro da dos que ingressam pelo vestibular próprio. A UFPR ainda abriu um novo curso, de Licenciatura em Geografia, no campus de Matinhos.