São José dos Pinhais inova na fiscalização de trânsito

São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, está inovando na fiscalização de infrações de trânsito. Desde dezembro, 19 agentes da Guarda Municipal estão trabalhando com uma ferramenta inédita no Estado.

Com a ajuda de um aparelho semelhante a um celular, conectado a uma impressora portátil via bluetooth, os agentes têm acesso ao banco de dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Para a aplicação do sistema, foram investidos R$ 180 mil.

Com isso, a notificação de motoristas e veículos infratores tornou-se mais eficaz, conforme explica o secretário Municipal de Segurança de São José dos Pinhais, Marcelo Jugend.

“Através do acesso aos dados do Detran-PR é possível saber informações referentes ao motorista e ao veículo. Caso haja alguma infração, o agente aciona os comandos de emissão da multa. A multa é então emitida pela impressora e fixada no parabrisa”, explica.

Além disso, Jugend esclarece que, no mesmo momento em que a multa é impressa, o sistema envia a infração ao Detran-PR. “Isso evita a transmissão de dados daqueles antigos blocos de multa para os computadores. Com isso economizamos papel, tinta, mão de obra e ainda preservamos o meio ambiente. O sistema evita que o agente tenha que retornar à sua base para digitar as informações no sistema”, ressalta.

Até o final de fevereiro, além dos agentes poderem aplicar as penalidades das infrações cometidas nas ruas da cidade, será possível checar se o veículo tem multas pendentes ou outros tipos de penalidade.

“Isso será possível através também do acesso ao banco de dados da Infoseg (Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização)”, diz.

No entanto, a intenção não é arrecadar mais recursos ao município, mas melhorar o trânsito. “Nos últimos anos tivemos um aumento na frota de veículos na nossa cidade. A razão disso foi a chegada de grandes montadoras e indústrias. Atualmente temos um sistema que está em déficit com a atualidade. Esse é o começo de uma grande mudança que teremos no trânsito de São José dos Pinhais”, revela.

Segundo Jugend, o Departamento Municipal de Trânsito de São José dos Pinhais (Demutran) já está trabalhando na elaboração de uma reestruturação do sistema de trânsito.

“Trata-se de um plano que envolverá mudanças no sistema semafórico, de sinalização, estacionamentos e controle de velocidade por radares”, adianta. As propostas deverão ser entregues ao secretário em um mês e, logo que aprovadas, repassadas ao prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues (PTB).