enkontra.com
Fechar busca

Paraná

São José dos Pinhais inova na fiscalização de trânsito

  • Por Leonardo Coleto

São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, está inovando na fiscalização de infrações de trânsito. Desde dezembro, 19 agentes da Guarda Municipal estão trabalhando com uma ferramenta inédita no Estado.

Com a ajuda de um aparelho semelhante a um celular, conectado a uma impressora portátil via bluetooth, os agentes têm acesso ao banco de dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Para a aplicação do sistema, foram investidos R$ 180 mil.

Com isso, a notificação de motoristas e veículos infratores tornou-se mais eficaz, conforme explica o secretário Municipal de Segurança de São José dos Pinhais, Marcelo Jugend.

“Através do acesso aos dados do Detran-PR é possível saber informações referentes ao motorista e ao veículo. Caso haja alguma infração, o agente aciona os comandos de emissão da multa. A multa é então emitida pela impressora e fixada no parabrisa”, explica.

Além disso, Jugend esclarece que, no mesmo momento em que a multa é impressa, o sistema envia a infração ao Detran-PR. “Isso evita a transmissão de dados daqueles antigos blocos de multa para os computadores. Com isso economizamos papel, tinta, mão de obra e ainda preservamos o meio ambiente. O sistema evita que o agente tenha que retornar à sua base para digitar as informações no sistema”, ressalta.

Até o final de fevereiro, além dos agentes poderem aplicar as penalidades das infrações cometidas nas ruas da cidade, será possível checar se o veículo tem multas pendentes ou outros tipos de penalidade.

“Isso será possível através também do acesso ao banco de dados da Infoseg (Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização)”, diz.

No entanto, a intenção não é arrecadar mais recursos ao município, mas melhorar o trânsito. “Nos últimos anos tivemos um aumento na frota de veículos na nossa cidade. A razão disso foi a chegada de grandes montadoras e indústrias. Atualmente temos um sistema que está em déficit com a atualidade. Esse é o começo de uma grande mudança que teremos no trânsito de São José dos Pinhais”, revela.

Segundo Jugend, o Departamento Municipal de Trânsito de São José dos Pinhais (Demutran) já está trabalhando na elaboração de uma reestruturação do sistema de trânsito.

“Trata-se de um plano que envolverá mudanças no sistema semafórico, de sinalização, estacionamentos e controle de velocidade por radares”, adianta. As propostas deverão ser entregues ao secretário em um mês e, logo que aprovadas, repassadas ao prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues (PTB).

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

10 Comentários em "São José dos Pinhais inova na fiscalização de trânsito"


Ricardo Nicoli
Ricardo Nicoli
8 anos 4 meses atrás

Olha um exemplo em Joinville estava em um cruzamento o semáforo com todas as luzes apagadas. Olhei para ver se não vinha nenhum carro e passei. Até que 1 mês depois recebo a multa com a foto do veiculo que passou no vermelho estou na justiça por que

Ricardo Nicoli
Ricardo Nicoli
8 anos 4 meses atrás

Agora eu tenho que correr atrás para provar que estava certo gastei mais de 3 mil reais para a justiça mandar emitir todas as infrações registradas naquele dia naquele semafaro e costatar que realmente foi um erro.

Valter Costa Ferreira
Valter Costa Ferreira
8 anos 4 meses atrás

Excelente exemplo do Município de S.J. dos Pinhais. A multa só existe porque existem motoristas relapsos e inconsequentes.

Anderson Soares
Anderson Soares
8 anos 4 meses atrás

Indústria da Multa???Só se existir “funcionários” infratores para tocá-la. Radares sim, avisos de onde estão não!!!Segurança sempre e não apenas nos pontos de fiscalização!!!Não vejo a hora dessa tecnologia chegar aos agentes de Curitiba!!!

Eng Carlos
Eng Carlos
8 anos 4 meses atrás

Ninguém leva multa de graça, quem é meia roda tem que levar mesmo até aprender!!

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas