enkontra.com
Fechar busca

Paraná

Estoque em baixa

Que tal aproveitar o feriado para fazer uma boa ação? Banco de sangue precisa de doações!

  • Por Redação
Foto: Arquivo

Com três feriados prolongados consecutivos (Páscoa, Tiradentes e Dia do Trabalho), os bancos de sangue do Paraná têm sofrido para atender a demanda. Os recessos já costumam provocar queda de  30% a 40% no número de doares, além de aumento da procura devido ao maior número de acidentes em estradas, situação ainda pior com a frequência dos feriados nesta época do ano. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde está solicitando o apoio da população para garantir que o estoque dê conta da demanda.

“Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Portanto, antes ou depois de aproveitar os dias de folga, lembre-se de ir até uma das unidades da rede Hemepar e fazer a sua parte para ajudar o próximo”, solicita o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach. Apesar de as unidades fecharem nos dias dos feriados propriamente ditos (21 de abril e 1º de maio), as doações podem ser feitas nos dias úteis entre eles e também nos sábados pertencentes aos recessos (dias 22 e 29 de abril).

Além de Curitiba, a rede Hemepar possui outros 20 pontos de coleta em Paranaguá, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo e Telêmaco Borba. Os endereços e horários de cada unidade podem ser conferidos no site da Secretaria da Saúde.

Fidelização de doares

As unidades da Hemorrede são responsáveis pelo fornecimento de bolsas de sangue e hemoderivados a 384 hospitais de várias regiões do Paraná. Para garantir o abastecimento adequado, são necessárias de 500 a 600 doações diárias no Estado. Na capital, o ideal é receber de 150 a 200 doações todos os dias. Para manter os estoques regulares, são necessários doadores fidelizados – que fazem pelo menos três doações por ano.

Para doar, é essencial estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos – menores de idade devem estar acompanhado do responsável. No momento da doação, é importante estar descansado e evitar alimentação gordurosa algumas horas antes, mas não estar em jejum. Também é necessário portar um documento oficial com foto.

 

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas