Mercado de trabalho

Projeto de Curitiba orienta jovens na busca por emprego

A Prefeitura de Curitiba está abrindo um espaço para que jovens entre 15 e 29 anos consigam ingressar no mercado de trabalho. O programa de “Orientação Profissional e Vocacional ao Jovem Curitibano”, coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, oferece em um mesmo lugar uma palestra vocacional, possibilidade de entrada no protocolo de Carteira de Trabalho e, ainda, a procura por uma vaga no Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Na manhã desta segunda-feira (11), 21 jovens da escola estadual Alfredo Parodi estiveram no Portal do Futuro do Cajuru, onde assistiram palestra sobre a importância da carteira de trabalho e como se portar no primeiro emprego. O encontro foi realizado no Portal do Futuro do Cajuru.

Após a palestra, conheceram o SINE Móvel e puderam dar entrada na documentação para a Carteira de Trabalho. “Esta é uma oportunidade única. Aproveitei para saber mais sobre o primeiro emprego”, disse Mariella Casagrande, de 17 anos.

Além da palestra, os alunos puderam se inscrever nos cursos do Pronatec e fizeram teste de orientação vocacional com informações úteis sobre habilidades, preferências, condições econômicas e contexto social e político. Na próxima segunda-feira (18) será a vez dos jovens e adolescentes do Bairro Novo serem convidados a participar do programa, a partir das 8h30, no Portal do Futuro do bairro.

O Portal do Futuro integra o plano de governo da atual gestão, dentro do programa Curitiba Mais Humana. Hoje com três unidades físicas localizadas nas regionais Cajuru, Boqueirão e Bairro Novo, é destinado especificamente para atender demandas do público jovem (12 a 29 anos), com programações culturais, esportivas e de recreação escolhidas pelo próprio público-alvo.Todas as secretarias de Curitiba desenvolvem projetos integrados ao Portal do Futuro.

Carteira de Trabalho

O Programa de Orientação Profissional e Vocacional ao Jovem Curitibano ensina a adolescentes e jovens sobre a importância da Carteira de Trabalho. São repassadas noções como as anotações de admissão e saída, salário e 13º, contribuição previdenciária, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, licenças, férias e outros assuntos. “A Carteira de Trabalho acompanha toda a vida profissional do trabalhador e é o documento oficial para a contagem de tempo até a aposentadoria”, explica Miriam Catharino, da Secretaria do Trabalho e Emprego da Prefeitura de Curitiba.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook