Novidade

Pessoas com deficiência agora podem curtir as praias do PR com cadeiras especiais

As cadeiras podem ser emprestadas em nove pontos espalhados pelo litoral do Estado, sempre das 9h às 19h. Foto: Divulgação/Sanepar

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem curtir um banho de mar seguro e confortável nas praias do Litoral paranaense. Desde o último dia 21 de dezembro, as chamadas cadeiras anfíbias estão disponíveis em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

As cadeiras têm rodas especiais, mais largas e adaptadas para a areia, por isso não afundam na água e são mais fáceis de movimentar. Com capacidade para suportar até 120 quilos, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.

A atividade é monitorada por uma equipe treinada que inicia os cuidados desde a transposição da pessoa para a cadeira anfíbia, no deslocamento para a água, até o banho de mar propriamente dito.

Para retirar as cadeiras anfíbias, o banhista deve ir até um dos nove pontos de atendimento no Litoral, que vão funcionar diariamente das 9h às 19h. Em Guaratuba, há pontos de retirada na Praia das Pedras, Praia Central e Praia de Caieiras.

Em Matinhos e em Caiobá, as cadeiras anfíbias podem ser encontradas na Praia Mansa e na Praia Central, em frente à Sorveteria D’Vicz e em frente ao edifício Pipeline, bastante conhecido na região.

No município de Pontal do Paraná, há equipamento e equipes nos balneários de Pontal do Sul, próximo ao Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná; em Ipanema, na praia central; e em Praia de Leste (Mirassol).

As cadeiras anfíbias fazem parte do programa Praia Acessível, desenvolvido pelo governo do estado em parceria com a Sanepar e Copel Telecom.

Lago de Itaipu também oferece serviço

A novidade desta temporada é que, além do Litoral, as ações do Praia Acessível foram estendidas para Santa Helena, na região Oeste. Com pouco mais de 25 mil habitantes, o município recebe milhares de turistas no verão, para visitar a praia artificial do Lago de Itaipu.