Treta no litoral

Placas que restringem acesso à praia causam revolta em Caiobá

As placas restringem o acesso à Praia dos Amores, atrás do Morro do Boi, no balneário de Caiobá. Foto: Colaboração/Gil Cordeiro

Quem aproveitou o feriado de Páscoa em Matinhos, no Litoral do Paraná, foi surpreendido com a presença de placas restringindo o acesso à Praia dos Amores, atrás do Morro do Boi, no balneário de Caiobá. Sem qualquer autorização dos órgãos oficiais, as placas, instaladas na sexta-feira (30), indicam que a circulação no local é exclusiva para “moradores” – donos de casas de veraneio – e proíbem a passagem de carros, bicicletas, motos e pedestres pela Avenida Atlântica de Caiobá e pelo calçadão, orientando que o caminho seja feito pela areia.

Indignados com o que viram, moradores do município preparam um protesto para esta sexta-feira (6), que deve acontecer em formato de luau, a partir das 20h, e organizado por meio do Whatsapp. Após a repercussão, a prefeitura de Matinhos retirou as placas nesta segunda-feira (2).

Leia também: Maré alta “diária” faz ondas quebrarem no calçadão de Matinhos

Uma das organizadoras do “Luau da Indignação” – como está sendo chamado o evento – é a técnica de enfermagem Jaqueline Zimmermann Ramos, 38 anos, moradora de Caiobá e primeira pessoa a compartilhar foto das placas pelas redes sociais.

“Fiquei indignada porque frequento aquela praia desde de criança. Na sexta de manhã, quando estava levando meu filho para brincar lá, vi que tinha uma placa proibindo o acesso. Achei o cúmulo e compartilhei”, explica.

Até o meio-dia, a indignação da Jaqueline Ramos já tinha viralizado. “Publiquei na rede social para ver o que poderíamos fazer para mudar essa situação. E também para outros moradores daqui ficarem sabendo. A partir disso, resolvemos nos movimentar para realizar o luau bem ali, na Praia dos Amores, para mostrar a praia é um espaço público”.

Leia mais: “Chupa-frango” na RMC? Entenda o que pode ter acontecido com os animais mortos!

Após a publicação, um grupo de discussões no Whatsapp surgiu entre os moradores da região. O guarda municipal Gil Cordeiro, 40, é um dos participantes. “A maioria das opiniões no grupo é contraria à restrição de acesso. Onde já se viu uma praia pública tendo restrição? O pessoal que tem casa na Praia dos Amores se acha no direito de ter uma praia particular dentro de uma praia pública”, reclama o guarda.

Segundo ele, o local onde as placas estão instaladas é tomado por residências de veranistas. “Não estou fazendo acusações, mas seja de quem for que instalou, essas ideias acabam gerando a sensação de preconceito. Arrumar mais esse tipo de problema no meio dessa crise no Brasil é muito chato”, afirma Cordeiro.

 

Essa não é a primeira vez que os moradores de Caiobá reclamam de placas instaladas no local. Foto: Colaboração/ Rodrigo Gregório dos Santos
Essa não é a primeira vez que os moradores de Caiobá reclamam de placas instaladas no local. Foto: Colaboração/ Rodrigo Gregório dos Santos

Essa não é a primeira vez que os moradores de Caiobá reclamam de placas instaladas no local. Segundo o vereador de Matinhos Rodrigo Gregório dos Santos (PSB), o problema é recorrente. Em setembro de 2017, ele chegou a protocolar um pedido para a prefeitura retirar algumas placas proibindo o acesso à Praia dos Amores.

“Antes dessa placa que apareceu no feriado, ali tinha outra placa com o distintivo de uma empresa de segurança particular. Eu pedi para a prefeitura remover, nada foi feito.

Agora, alguém deitou no chão a placa antiga e instalou essa nova”, conta o vereador, afirmando que nenhuma das placas é autorizada. “A placa que está lá não é regulamentada pela prefeitura ou por outro órgão do município. A praia é um espaço público. Isso não é correto”, afirmou.

Em contato com a reportagem, a prefeitura informou, por meio de nota, que em fevereiro deste ano, um contribuinte protocolou um pedido para instalar as placas no local. A prefeitura diz, ainda, que “as placas foram colocadas pelo solicitante do protocolo, sem o consentimento da Prefeitura de Matinhos”.

Ainda segundo a prefeitura, as placas irregulares seriam retiradas do local – o que efetivamente ocorreu – e o proprietário responsável pela instalação será intimado a prestar esclarecimentos a respeito.

Apreensão milionária de cocaína em Paranaguá vale mais do que o prêmio da Mega