Piracema

Pesca proibida em todos os rios do Paraná a partir desta terça (01)

A pesca de espécies nativas estará proibida a partir desta terça-feira (01) em todos os rios do Paraná. O motivo é a piracema, época em que a maioria das espécies se reproduz. Até o dia 28 de fevereiro de 2017, seguindo orientação do Ibama, espécies como dourado, lambari, bagre, jaú e pintado, entre outras, estarão protegidas.

De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, fiscais de todas as regionais do Instituto Ambiental do Paraná e a Polícia Ambiental reforçarão as ações de fiscalização principalmente nos locais onde há maior concentração de pescadores e registros de infrações ambientais.

Fotos: Instituto Ambiental do Paraná
Fotos: Instituto Ambiental do Paraná

A pessoa que for flagrada pescando em desacordo com as restrições será enquadrada na lei de crimes ambientais. A multa é de aproximadamente R$ 700,00 por pescador e mais de R$ 20,00 por quilo de peixe pescado. Além disso, o produto da pesca e materiais como varas, redes e embarcações poderão ser apreendidos pelos fiscais.

Serão fiscalizados também o transporte e a comercialização de pescados. Transportadores e estabelecimentos comerciais, como peixarias e supermercados, precisam apresentar declaração de seu estoque nos escritórios regionais do IAP para que as espécies nativas possam ser comercializadas.

Fotos: Instituto Ambiental do Paraná
Fotos: Instituto Ambiental do Paraná

Algumas espécies não fazem parte da restrição. “No caso da pesca de espécies exóticas, há uma contribuição com o meio ambiente, pois trata-se de espécies invasoras e extremamente carnívoras que acabam por destruir a fauna nativa”, explicou o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

 

 

Fotos: Instituto Ambiental do Paraná
Fotos: Instituto Ambiental do Paraná