Pra ver melhor

Litoral do Paraná recebe mutirão com 1,2 mil cirurgias de catarata

Mutirão começou nesta segunda-feira (26). Foto: AEN/PR

Moradores de Antonina, Guaratuba, Matinhos e Paranaguá que têm catarata e esperam por uma oportunidade para poder voltar a ter uma boa visão serão beneficiados com 1,2 mil cirurgias em um mutirão realizado até o fim do abril, por dois hospitais do Litoral do Paraná, o Hospital Regional do Litoral (HRL) e o Hospital Doutor Silvio Bittencourt Linhares.

Leia também: Sede de jornal no litoral é alvo de tiros na madrugada.

O mutirão teve início nesta segunda-feira (26) quando foram feitos 131 procedimentos no Hospital Regional do Litoral, em pacientes de Paranaguá. Neste hospital são cerca de 120 profissionais envolvidos diretamente na realização das 600 cirurgias, que acontecem até a próxima quinta-feira (29).

De acordo com o secretário estadual da Saúde Michele Caputo Neto, o objetivo da ação é oferecer mais qualidade de vida para quem tem a doença. “Com os mutirões de cirurgias eletivas estamos transformando a vida de milhares de paranaenses. Apesar de não serem emergenciais, esses procedimentos têm impacto direto na melhoria da qualidade de vida de quem espera por sua vez de operar”.

Procedimentos simples

De acordo com o diretor do Hospital Regional do Litoral, Rodrigo Gomes da Silva, as cirurgias são simples, e duram em média cinco minutos. Após o procedimento, o paciente é encaminhado para uma palestra sobre cuidados no pós-operatório e medicamentos. “No total, eles permanecem de duas a três horas no hospital e retornam 24 horas depois para uma nova consulta”, diz.

Silva acrescenta que são priorizados os idosos que aguardavam na fila. “O resultado que vimos aqui foi ótimo. Pessoas que não enxergavam saem com uma visão muito melhor e muito mais felizes”, comenta.

Em Antonina

Em abril, as outras 600 cirurgias serão feitas no Hospital Doutor Silvio Bittencourt Linhares, em Antonina. Os procedimentos vão ocorrer entre os 2 e 5 de abril. O município de Guaraqueçaba já recebeu o mutirão em setembro de 2017, quando a cirurgia de catarata foi feita em cerca de 250 pacientes.

Nesta quarta, Sacolões da Família dão 20% de desconto