Mudanças!

Inscrições para o vestibular da UFPR começam nesta quarta-feira

Foto: Arquivo.

O edital que determina as regras do vestibular 2017/2018 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi divulgado nesta terça-feira (1) pela instituição. Segundo o documento, as inscrições começarão nesta quarta-feira (16), e se estendem até o dia 14 de setembro, às 23h. Com relação a data das provas, enquanto isso, a primeira fase está marcada para o dia 25 de outubro e a segunda fase para o dia 26 de novembro.

Para participar da seleção, o candidato deverá pagar uma taxa de R$ 120,00. Já para aqueles estudantes que desejam fazer a prova na modalidade treineiro, sem concorrer às vagas, o custo da prova é de R$ 119,00.

As inscrições devem ser feitas por meio do site do Núcleo de Concursos(NC) da universidade. Na página, está disponível um formulário, que precisa ser preenchido, e, em seguida, o pagamento do boleto irá confirmar a participação no exame. Para conferir o Programa Oficial de Provas, que explica quais conteúdos estarão na avaliação , basta acessar o NC.

Cotas e autodeclaração

Metade das vagas oferecidas pela instituição são exclusivas para estudantes que apliquem pelo sistema de cotas. Este ano, a novidade é a inclusão de pessoas com deficiência no rol de beneficiários do sistema. Além da deficiência, o candidato deverá ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública.

Outra mudança é na validação de candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. A partir deste ano, esses estudantes passarão por banca de avaliação entre os dias 9 e 10 de outubro, antes da prova da primeira fase. Em anos anteriores, a validação era feita na matrícula.

Novas disciplinas, mais questões

O processo seletivo que vai definir os calouros de 2019 passará a incluir questões de Sociologia e Filosofia nas provas da primeira fase do vestibular. Com isso, a prova terá 90 questões ao invés das tradicionais 80. Pra este ano, porém, a quantidade atual será mantida. “Não podemos fazer a inclusão de novas disciplinas a poucos meses do vestibular, quando os candidatos já estão se preparando sem essa informação”, diz o o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.

Veja a íntegra do edital do vestibular 2017/2018 da UFPR.

Voltar ao topo