EDUCAÇÃO

Governo vai contratar funcionários para escolas do Paraná

Foto: Hedeson Alves/AEN.

O Governo do Paraná vai contratar, por meio de concurso, mais funcionários administrativos (agentes II) para as escolas estaduais. A Secretaria da Fazenda já autorizou o reforço no quadro de servidores efetivos e o processo tramita agora na Secretaria da Administração. O número de vagas a serem ofertadas ainda está em estudo.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) pela secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, que recebeu a direção do sindicato que representa os professores para uma reunião sobre as demandas da categoria.

Atualmente, a rede pública de ensino tem mais de cem mil profissionais, entre professores e funcionários – concursados e temporários. São mais de 1 milhão de estudantes e 2,1 mil escolas.

Ascensão

Durante a reunião, a secretária também anunciou que o Governo do Estado ofertará vagas para ascensão na carreira a mestres e doutores, para que esses profissionais alcancem o nível 3 (topo da carreira). O número de vagas ainda está sendo calculado. Essa decisão é uma maneira de garantir a evolução de carreira enquanto o Programa de Desenvolvimento Educacional, o PDE, está em reformulação.

Também foi comunicado ao sindicato que deverá ser realizado pelo Estado, em breve, mais um chamamento dos remanescentes do último concurso público para professor, realizado em 2013. Nos últimos anos, 5,7 mil foram empossados, sendo 4,5 mil na primeira vez e o restante por meio de outros quatro decretos