Águas perigosas

Duas pessoas morrem afogadas em fim de semana ‘movimentado’ no Litoral

Foto: Lineu Filho.

O final de semana quente foi de muito trabalho para os socorristas do Corpo de Bombeiros, que fizeram 54 salvamentos no litoral do Paraná entre sábado (21) e domingo (22). Dos resgates, duas pessoas acabaram morrendo. O que aconteceu abriu alerta para que as pessoas tomem ainda mais cuidado na água.

A primeira morte por afogamento no final de semana aconteceu em Matinhos, na madrugada de sábado. O corpo de um homem, de aproximadamente 40 anos, foi resgatado no balneário de Riviera. Para os bombeiros, a suspeita é que ele tenha se afogado durante a noite.

Já no domingo, quem aproveitava o dia no Rio Nhundiaquara, em Morretes, passou por momentos de tensão. Três homens mergulhavam no local quando foram surpreendidos por uma enxurrada chamada de cabeça d’água.

As equipes dos bombeiros foram acionadas e, minutos depois, conseguiram resgatar dois homens. O terceiro, que estava a cerca de 200 metros de onde estavam os primeiros resgatados, chegou a ser retirado da água e recebeu os atendimentos no local, mas não resistiu.

Alerta

O que aconteceu em Morretes fez com que os bombeiros abrissem um alerta sobre os riscos da enxurrada que vem com a cabeça d’água. O termo é usado para definir uma tromba d’água que vem de repente e está ligada a chuva forte, típica de verão, mas que nem sempre ocorre na região do rio em si, mas sim em locais próximos, como na Serra do Mar.

A primeira orientação é procurar locais que tenham a proteção dos guarda-vidas, pois eles vão saber alertar as pessoas para saírem da água caso seja necessário. Para perceber se há perigo ou não, é importante saber que a chuva forte vai provocar o aumento do nível da água. “A água vai subir, vai mudar de cor (ficando mais escura), pode até ser que fique mais gelada e junto essa enxurrada pode começar a trazer galhos, folhas”, explicou a tenente Turra.

É importante que as pessoas não esperem para saírem da água. “Escolha umas das margens mais próximas, fique em segurança e espere o socorro ou até que a enxurrada diminua”. Caso não seja possível sair, a pessoa precisa se segurar ou subir em algo que lhe dê segurança, como uma pedra, por exemplo.

Importante ter atenção enquanto estiver no rio.
Importante ter atenção enquanto estiver no rio.