Patriotismo

Desfile de 7 de Setembro reúne bom público

O desfile de Sete de Setembro, na Avenida Cândido de Abreu, celebrou os 190 anos de independência do Brasil e reuniu na manhã desta sexta-feira (07) muitas famílias curitibanas, que resolveram acordar cedo e ir até o Centro Cívico para comemorar a data.

O desfile teve a presença de 37 instituições civis, incluindo escolas municipais, colégios estaduais e outras entidades. Também participaram cerca de quatro mil integrantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, além da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

As tradicionais fanfarras das escolas, as bandas militares e os veículos do Exército chamaram atenção de quem fez questão de acompanhar o desfile da Independência.

“Temos que comemorar muito estes 190 anos de independência. É um momento de valorizar nossos símbolos pátrios. É uma festa de todos os brasileiros. Uma presença bastante significativa das escolas, da população. É uma festa muito bonita. E todas as forças estão unidas. E precisamos disto no Brasil. União de todos para que o Brasil seja cada vez mais um país soberano”, comentou durante o desfile o general Williams José Soares, comandante da 5ª Região Militar do Exército.

O tempo aberto também deu aquele empurrãzinho para o público comparecer na avenida. O vendedor Luis Gonçalves Mendes levou a família para assistir ao desfile. “Todo ano a gente vem. É importante acompanhar para não deixar que esta tradição acabe. Mas também acaba virando passeio com as crianças”, comenta.

O empresário Maurício Saldanha aproveitou o feriado para passear com a família no Centro Cívico. “Viemos mais para passeio mesmo e é a primeira vez que tentamos ver o desfile. Mas tem muita gente e não dá muito para ver”, afirma.

Veja a galeria com fotos do desfile de Sete de Setembro.