Clima

Confira como fica o clima em Curitiba e todo o Paraná nesta semana

Foto: Gerson Klaina.

Depois de uma semana bastante chuvosa e abafada, Curitiba registra um domingo que mal parece ser de Primavera, e sim de Outono. O dia na capital começou com temperatura de aproximadamente 13° e, por causa do céu predominantemente encoberto, os termômetros não devem passar dos 22°, segundo o Instituto Meteorológico Simepar.

Já o interior do Estado registra um dia mais abafado em várias localidades. Mas devido à disponibilidade de umidade, há uma tendência para a formação de áreas de instabilidade que devem provocar chuva em alguns pontos. Há inclusive uma boa chance de trovoadas em cidades do sudoeste, do sul e do centro paranaense.

Além de Curitiba, o centro-sul, campos gerais, a Região Metropolitana, vale do Ribeira, Serra do Mar e o litoral também têm tempo bastante nublado. Isso acontece devido à combinação da umidade que já está presente sobre o sul do país associada à entrada de ainda mais umidade que vem do mar com o vento. Tanto que, nas praias, houve até o registo de chuviscos logo cedo.

Resumo

Agora à tarde, os mapas do Simepar indicam tempo fechado ainda no litoral com chance de chuva fraca e sol entre nuvens nas outras regiões do Paraná. A chuva pode chegar para os moradores de parte dos campos gerais e norte pioneiro, mas sem intensidade, e para quem vive no sudoeste, centro e sul – onde são esperadas pancadas mais fortes.

De noite as instabilidades diminuem e só se mantêm no norte pioneiro, sul e sudoeste, e apenas nas localidades que ficam mais próximas às divisas com Santa Catarina e São Paulo.

Temperaturas

Curitiba teve mínima em torno dos 13º e a máxima não passa dos 22º. No litoral, taxas entre 18º e os 24º. Já as cidades de Foz do Iguaçu, no extremo oeste, e Paranavaí, no noroeste, devem chegar aos 33º, enquanto o município de General Carneiro, no sul do Estado, amanheceu com 12°.

Previsão

Para amanhã a previsão do Simepar é novamente de chuva a partir da tarde. E isso em virtude do transporte de umidade e calor nos níveis médios da atmosfera, o que contribui para o registro de pancadas com trovoadas nos períodos mais quentes no Paraná e também São Paulo. Aqui no Estado, os eventos mais significativos são esperados na metade norte, onde abafa mais.

Já as temperaturas vão dos 15° aos 27° em Curitiba e dos 20° aos 28° no litoral. Foz do Iguaçu, no oeste, deve chegar aos 33° de máxima e Ponta Grossa, nos campos gerais, deve registrar 16º no início desta segunda-feira (24).