campanha

Começa campanha de vacinação contra a Dengue

Vacina pode prevenir a doença transmitida pelo Aedes aegypti. Crédito: Divulgação / Portal Brasil
Vacina pode prevenir a doença transmitida pelo Aedes aegypti. Crédito: Divulgação / Portal Brasil

Começa nesta terça-feira (20) a campanha de vacinação em 30 municípios do Paraná. A meta do governo do estado é vacinar cerca de 110 mil pessoas até 28 de abril, quando a campanha será finalizada. O foco da mobilização é em áreas endêmicas e epidêmicas.

Em Assaí, cidade da região norte do Paraná, e Paranaguá, no litoral, têm direito à vacina moradores com idade entre 9 e 44 anos. Nos outros 28 municípios participantes da campanha, devem ser imunizadas as pessoas com idade entre 15 e 27 anos. Entretanto, só será imunizado quem já iniciou o esquema vacinal em 2016 ou 2017. São necessárias as três doses para garantir proteção duradoura contra a dengue.

A vacinação será realizada nas unidades de saúde, universidades, escolas e outros locais selecionados pelos municípios. A lista de unidades está disponível no site feito especialmente para acompanhar a doença e também é possível verificar outros pontos nas secretarias municipais de saúde dos 30 municípios. Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identificação e a carteira de vacinação.

A vacina, segundo informações da Secretaria de Saúde do Paraná, protege contra quatro tipos da dengue, mas não imuniza contra outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a zika e a chikungunya. Por isso, a orientação do órgão é que se mantenham os cuidados para eliminar a proliferação do mosquito, evitando pontos de acúmulo água que podem se tornar criadouros.

Confira as cidades que fazem parte da campanha

– Assaí

– Bela Vista do Paraíso

– Boa Vista da Aparecida

– Cambará

– Cambé

– Cruzeiro do Sul

– Foz do Iguaçu

– Ibiporã

– Iguaraçu

– Itambaracá

– Jataizinho

– Leópolis

– Londrina

– Mandaguari

– Marialva

– Maringá

– Maripá

– Munhoz de Mello

– Paiçandu

– Paranaguá

– Porecatu

– São Miguel do Iguaçu

– São Jorge do Ivaí

– São Sebastião da Amoreira

– Santa Isabel do Ivaí

– Santa Fé

– Santa Terezinha de Itaipu

– Sarandi

– Sertanópolis

– Tapira

Pessoas que nunca tiveram dengue não devem tomar vacina da doença