Clínicas credenciadas farão exames do Detran

As primeiras clínicas médicas credenciadas pelo Detran em Curitiba começam a atender os usuários na segunda-feira (2). Também nessa data, outras duas clínicas na região Norte do Estado passam a fazer o atendimento, uma em Cianorte e outra em Colorado. Com os credenciamentos, os exames de aptidão física e mental serão realizados nesses locais e não mais nos postos do Detran.

Quatro clínicas já estão atendendo no interior do Estado e mais seis estão na fase de credenciamento. Uma clínica deve começar a atender em Londrina os usuários da 12ª Ciretran. As clínicas credenciadas realizam exames para tirar e renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e avaliação psicopedagógica para instrutores de autoescolas.

A psicóloga Jonéia Mayumi Pawamoto, sócia da Habilitran (clínica credenciada em Curitiba), conta que será feito uma avaliação criteriosa dos condutores e candidatos à primeira habilitação. “O usuário passará por exames mais minuciosos. Isso é importante, pois podemos avaliar melhor os futuros motoristas e proporcionar um trânsito mais seguro para todos”, afirma.

Joacir José Chagas Lima, proprietário da JM Clínica Médica e Psicológica, outro estabelecimento credenciado na Capital, tem expectativa de ampliar o quadro de profissionais até o final do ano. “A clínica fará um atendimento mais ágil, pois funcionará em horário integral e também aos sábados. Além disso, irá proporcionar uma estrutura mais adequada ao usuário”, comenta.

Atendimento

A marcação de exames nas clínicas que começam a atender no dia 2 de março já está disponível no sistema para as autoescolas. Para realizar os exames nesses locais é necessário que o usuário compareça ao Detran e passe pelo processo de biometria – depois disso será feito o agendamento nas credenciadas.

Clínicas de todo o Paraná podem se cadastrar. Para formalizar a solicitação, deve-se protocolar a documentação exigida pela Portaria 131/2007-DG, disponível na página do Detran na internet (www.detran.pr.gov.br). É indispensável que junto com esses documentos a instituição interessada anexe o comprovante de pagamento da taxa de credenciamento, por meio da Guia de Recolhimento, que também pode ser retirada no site.