feriado nas estradas

Caminhões terão restrição para andar pelas estradas durante o Carnaval

Caminhões não poderão circular me alguns horários por estradas de mão simples. Foto: Chuniti Kawamura.
Caminhões não poderão circular me alguns horários por estradas de mão simples. Foto: Chuniti Kawamura.

Com o aumento do volume de carros nas estradas devido ao Carnaval, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) começa nessa sexta-feira (9) um esquema de restrição de tráfego para caminhões bitrem, cegonhas e de cargas paletizadas que seguirá até a quarta-feira (14) de cinzas. A determinação é de 2017, o que restringe os veículos de circular em estradas de pista simples.

Segundo a PRF, a principal motivação para a restrição é o aumento significativo do tráfego nas estradas durante o período, já que os caminhões são a principal forma de transporte de carga do país, e muitas pessoas viajam na data, o que aumenta o número de infrações de trânsito. “O trânsito de veículos de carga associado ao fluxo intenso de veículos de passeio tem um impacto no risco à segurança viária. Também por haver muitos condutores infringindo as regras de circulação”, destaca a nota oficial da corporação.

Os motoristas devem ficar atentos aos horários de restrição, pois quem for flagrado circulando em horários proibidos terá o veículo retido até o final do horário de restrição, sofre multa de gravidade média, com valor de R$ 130,16, além de somar quatro pontos na carteira nacional de habilitação.

Confira os horários em que os caminhões não poderão circular em estradas de pista simples:

Data Horário de restrição
Sexta-feira (09) 16h às 22h
Sábado (10) 6h às 12h
Domingo (11) não há restrição
Segunda-feira (12) não há restrição
Terça-feira (13) 16h às 22h
Quarta-feira (14) 6h às 12h

Veja quais serão os horários de maior movimento nas rodovias no Carnaval