Verão

Bombeiros realizam quase 200 salvamentos nas praias do Paraná em apenas uma semana

Foto: Divulgação/PM-PR

A temporada começou com um número bastante significativo de salvamentos no Litoral do Paraná. Somente entre os dias 21 e 28 de dezembro, o Corpo de Bombeiros resgatou 195 pessoas nas praias do estado. E, embora o número chame a atenção à primeira vista, o índice é considerado normal pela corporação. Isso porque, segundo os Bombeiros, esses salvamentos são classificados como “sem gravidade”, pois não demandaram assistência médica posterior.

Segundo a porta-voz da Operação Verão, a capitã Rafaela Diotalevi, somente um caso dessas quase duas centenas de salvamentos exigiu mais urgência. Um banhista se afogou em Pontal do Paraná e o Corpo de Bombeiros precisou acionar um helicóptero de resgate para realizar o socorro. Apesar do susto, a pessoa não chegou a ficar desacordada e foi atendida no pronto-socorro local.

A capitã conta que as demais ocorrências são consideradas mais simples, já que a vida do banhista não está em risco. “São salvamentos simples, quando a vítima perde o chão, vai para o fundo e não consegue voltar sozinha. Aí o guarda-vidas a auxilia a voltar”, conta. De acordo com ela, por causa disso, o número ainda está dento do esperado.

Já em relação ao número de pontos perigosos para banho, a porta-voz dos Bombeiros revela que não há muita diferença em comparação com o que foi visto nos últimos anos. “Os números são bem similares a de anos anteriores, mas depende dos locais”, afirma. “Temos alguns que conhecemos, por serem fruto de correntezas, mas alguns se formam conforme as marés. Então, logo cedo, os guarda-vidas posicionam as placas de acordo com o boletim do dia”.

Recomendações

Além de realizar o resgate, os guarda-vidas aproveitam também para orientar os banhistas sobre o comportamento seguro nas praias e balneários durante a temporada. Segundo a capitã, as instruções são para sempre procurar um local que tenha supervisão de um bombeiro, obedecer as instruções passadas pelos profissionais e observar a sinalização de placas e bandeiras. “As bandeiras estão colocadas, indicando as condições, e há também as placas de perigo. O guarda-vidas está lá, apitando para quem abusa, para aqueles que querem passar do limite. É importante sempre ficar atento a isso”, ressalta.

O Corpo de Bombeiros faz uma série de recomendações aos veranistas. Dentre elas estão:

– Perguntar ao guarda-vidas o melhor local para banho, e permanecer próximo a ele;

– Em áreas que o posto está delimitado (bandeira vermelha e amarela), respeitar as sinalizações da praia;

– Ter atenção com crianças, sempre colocar a pulseira de identificação, e caso encontre uma criança perdida, encaminhá-la ao posto de guarda-vidas;

– Tomar cuidado com animais marinhos, como águas-vivas ou caravelas;

– Cuidado com boias, colchões infláveis, entre outros. Não são equipamentos adequados para entrar no mar;

– Em caso de formação de tempestades, ficar atento aos raios, pois são extremamente perigosos em local descampado.