TECNOLOGIA

Aplicativos facilitam acesso a serviços do Governo do Paraná

Foto: Jaelson Lucas/AEN.

Os cidadãos paranaenses podem ter acesso a diversos serviços e informações públicas sem sair de casa. O Governo do Paraná disponibiliza à população 16 aplicativos desenhados para tablets e smartphones que facilitam a vida das pessoas e desburocratizam os serviços públicos estaduais. Os apps estão disponíveis nos sistemas Android e IOS e oferecem desde comparativo de preços de produtos até simulação de crédito.

“Hoje, no Paraná, todas as áreas da administração contam com tecnologia da informação que ajuda o Governo a atingir os objetivos de forma rápida e transparente”, afirmou o governador Beto Richa, no lançamento do aplicativo mais recente do Governo, o Escola Paraná onde pais e alunos têm acesso consulta de notas, grade de aulas, eventos escolares (jogos, palestras, reuniões) e até interação com professores e colegas, via mensagens.

O app mais antigo é o Copel Mobile desenvolvido em 2012 para oferecer remotamente os serviços de atendimento disponíveis em uma agência da Copel como pedido de ligação, informar falta de luz, entre outros. De lá para cá a família mobile da companhia ganhou dois outros integrantes: o Copel Telecom, com serviços voltados especificamente à internet – como consultar débitos e fazer pagamentos – e o Copel Energia Mercado Livre, que traz informações aos clientes e futuros clientes do mercado de energia livre.

O Detran tem dois aplicativos disponíveis para download: o 1ª Habilitação, que permite o acompanhamento passo a passo do processo da primeira carteira de motorista e o Detran/PR, que tem serviços e consultas sobre a situação veicular.

REFERÊNCIA NACIONAL- As funcionalidades dos aplicativos paranaenses se tornaram referência nacional. O aplicativo Menor Preço está sendo cotado por outros estados para estender as funcionalidades ofertadas pelo app paranaense a todos os estados brasileiros. O sistema fornece um comparativo do quanto custa um mesmo produto em diversos estabelecimentos e é um desdobramento do aplicativo Nota Paraná, que permite aos cadastrados no programa a companhar os créditos obtidos com a exigência da nota fiscal.

Os outros aplicativos disponíveis para download são Hemogram, app colaborativo para promover e incentivar a doação de sangue; Fomento Paraná – Simulador de Crédito, que oferece simulação do custo de um financiamento, localizar agentes de crédito, em cada município conveniado entre outras funcionalidades; Bombeiros Paraná, com informações sobre lugares próprios para banho no Litoral do Estado, alerta de ressaca, dicas de segurança para banhistas; APPA, criado para fiscalização de ocorrências de natureza ambiental, operacional e segurança do trabalho que não estiverem de acordo com as normas portuárias; Cultura Paraná, que divulga atividades culturais do Estado e também cursos, oficinas, palestras e demais atividades de formação promovidas no Paraná; Procon- PR, que propõe uma solução alternativa de conflitos de consumo pela internet e Rádio 97.1 FM, que traz toda a programação da Rádio Educativa.

Em breve, o portal Governo Digital vai disponibilizar num só lugar os principais serviços do Governo do Estado.