Tradição

A arte cheia de significados das pêssankas

O ovo, um dos símbolos mais importantes e conhecidos da Páscoa, representa vida. Uma das tradições mais bonitas e antigas durante este período envolve justamente a entrega do ovo para familiares e amigos.

Mas não é um simples ovo. Ele traz mensagens como paz, harmonia, amor e saúde, além de ser uma verdadeira obra de arte. São as pêssankas, originárias da Ucrânia e que hoje não ficam mais restritas aos ucranianos e seus descendentes. Pessoas de todas as religiões e origens se interessam pelas pêssankas, que surgem a partir de um trabalho artesanal delicado e trabalhoso.

Mara Bressan Kilmczuk, integrante da Associação de Artesãos de Pêssankas e Artesanato Ucraniano do Paraná, se dedica a essa arte durante todo o ano. Ela deixou o emprego para fazer pêssankas. Nesta época do ano os pedidos de encomendas crescem radicalmente.

“Essa é uma tradição milenar. Na Ucrânia, onde o inverno dura nove meses, as mulheres ficavam dentro de casa e havia criação de patas. Elas começaram a pintar os ovos e isso passou a ter um grande significado”, explica.

Cada região da Ucrânia tem um modo de pintar ou de favorecer as cores das pêssankas. Kilmczuk adota a técnica da região de Kiev. Podem ser utilizados ovos de codorna, galinha, gansa, ema e avestruz.

Os desenhos na casca do ovo são feitos com cera de abelha. Para conseguir os detalhes das cores, as pêssankas são mergulhadas em tinta especial e importada. Uma cobertura de cera de abelha é aplicada onde se deseja preservar a cor. Depois, os ovos passam por outras tintas.

Em cada etapa eles precisam secar naturalmente. Após esse processo, as pêssankas são lavadas e envernizadas. Uma pêssanka feita a partir de um ovo de galinha demora entre 4 e 5 horas para ficar pronta.

Kilmczuk conta que cada desenho e cada cor na pêssanka possui um significado. O amarelo representa sabedoria e prosperidade; o laranja, energia; o vermelho, vitalidade; azul, paz e harmonia; branco, pureza; lilás, transição; marrom, mãe terra.

O desenho de uma estrela significa saúde, por exemplo. Cada traço também tem uma representatividade. Um círculo dividido refere-se à polaridade e à dualidade. De acordo com Kilmczuk, quem compra para dar de presente e pela simbologia deve levar as pêssankas para benzer.

Haverá cerimônias de bênçãos hoje nas igrejas ucranianas e no Memorial Ucraniano, no Parque Tingui, em Curitiba. “Muitas pessoas acreditam na energia que as pêssankas têm. Por isso, somente quem ganhou a pêssanka pode mexer nela. Qualquer pessoa pode participar das bênçãos”, afirma.