Síria impede novo protesto na fronteira com Israel

A polícia síria impediu que dezenas de manifestantes pró-Palestina se aproximassem hoje da fronteira do país com Israel, evitando a repetição dos confrontos fatais com as forças israelenses que deixaram 23 mortos.

Autoridades israelenses disseram que a instabilidade na Síria excluía qualquer perspectiva de paz e acusaram o governo de orquestrar a agitação para tirar atenção dos protestos dentro do próprio país. Israel também questionou o número de mortos divulgado pela Síria.

A polícia síria montou alguns pontos de inspeção hoje, inclusive um deles a apenas um quilômetro das Colinas de Golã, controladas por Israel. Cerca de vinte manifestantes, alguns levando bandeiras sírias, iniciaram uma caminhada em direção à fronteira quando dois policiais os pararam estendendo os braços.

Os manifestantes passaram ontem pelos postos avançados sírios e da Organização das Nações Unidas (ONU) sem impedimento e durante uma tentativa de invasão da fronteira israelense há três semanas. Não ficou claro por que as forças de segurança sírias intervieram hoje. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo