Encosta a cabecinha...

Selfies seriam responsáveis por infestação de piolhos em escola

Muito se tem falado sobre os impactos à saúde que o uso da tecnologia traz ao corpo humano. Mas o que parece surpreendente e até então improvável era de que a tecnologia poderia agente de transmissão de moléstias ou de organismos vivos que poderiam infectar as pessoas.

Um caso de infestação de piolhos em alunos de uma escola de ensino médio na Holanda é singular. Isso porque a febre das selfies com smartphones e dispositivos móveis poderia estar por trás, segundo apurou um estudo do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente (RIVM) publicado nesta segunda-feira (29).

O piolho é um inseto que vive nos cabelos e se alimenta de sangue humano. Os animais também têm piolhos, mas são tipos diferentes, que não nos atacam.

A especialista do instituto, Desiree Beaujean disse que tudo indica que os muitos abraços e o hábito de colar as cabeças para enquadrar na câmera do celular seriam os agentes responsáveis para a transferência dos insetos. As meninas são as principais vítimas devido ao costume de manter os cabelos mais longos que os meninos.

O piolho pica o couro até quatro vezes por dia, e a coceira é resultado de um processo alérgico. A nuca e a parte de trás das orelhas costumam coçar mais, por serem regiões quentes.

O instituto apontou que 28% de alunos do primário e 19% dos que estão no ensino médio na Holanda têm piolhos. Devido ao aumento dessa praga na cabeça das crianças e adolescentes, o instituto sugere modificar as campanhas de prevenção e conscientização.