Senta que lá vem história

Petroperú reporta mais um vazamento de petróleo na região amazônica

A petroleira estatal peruana Petroperú reportou hoje o quinto vazamento de petróleo bruto no ano, em um antigo e extenso oleoduto que transporta o hidrocarboneto da Amazônia à costa do Pacífico, no norte do país.

A companhia afirmou que o vazamento aconteceu na zona rural do distrito de Urarinas, em uma região ao noroeste de Loreto, e que a “causa está sendo investigada”.

As operações de transporte de petróleo estão paralisadas desde fevereiro, mas “no interior do duto há aproximadamente 2 milhões de barris”.

O quarto vazamento aconteceu há 12 dias, também na região amazônica, em razão de um corte de serra elétrica na tubulação, causando o derramamento de petróleo que, de acordo com uma secretaria do meio ambiente, pode ter chegado a um rio próximo.

O terceiro derramamento ocorreu em junho e culminou na renúncia do presidente da petroleira, enquanto os dois primeiros vazamentos – observados no começo do ano – resultaram na perda de cerca de 3 mil barris de petróleo.

A Petroperú tem sérios problemas na manutenção do oleoduto de 854 quilômetros, inaugurado em 1977. Entre 2011 e 2015 foram registrados 18 vazamentos de petróleo que contaminaram rios e os peixes utilizados na alimentação de povos indígenas da Amazônia. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo