mundo

Oposição convoca greve geral para esta sexta-feira na Venezuela

O secretário-executivo do partido Mesa da Unidade Democrática (MUD) da Venezuela, Jesus Torrealba Chuo, convocou uma greve geral para sexta-feira durante os protestos de mais de 100 mil pessoas que tomaram as ruas do país nesta quarta-feira para exigir um referendo contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e denunciar o crescente autoritarismo do seu governo.

Ele pediu que todos os venezuelanos fiquem em casa em uma greve geral de 12 horas, aumentando a pressão sobre o governo socialista.

A oposição disse que dará ao governo até 03 de novembro para permitir um referendo este ano para potencialmente derrubar Maduro – conforme permitido pela Constituição – ou então eles vão marchar nesse dia até o palácio presidencial de Miraflores, no centro de Caracas, um viveiro de leais ao governo, que tem proibido as pessoas de se reunirem no local desde 2002.

Naquele ano, os manifestantes entraram em confronto com os apoiadores do antecessor e mentor de Maduro, o falecido Hugo Chávez, deixando 19 pessoas mortas e depondo brevemente o líder esquerdista.

“Nós estamos indo para Miraflores para exigir a renúncia de Maduro”, disse Henry Ramos, chefe da Assembleia Nacional. “Vamos declarar a sua inconstitucionalidade nas ruas”, acrescentou.

Muitos dos principais líderes da oposição disseram que não iria participar nas próximas negociações com o governo destinadas a resolver a crise política. Essas negociações estão agendadas para domingo na ilha turística de Margarita, com o Vaticano servindo como um mediador.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo