mundo

ONU tem ‘tremendo potencial’ com nova liderança, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que as Nações Unidas têm “tremendo potencial”, mas que ele foi subutilizado nos últimos anos.

A afirmação foi feita durante o segundo encontro de Trump com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres. Ambos assumiram os cargos em janeiro.

A Casa Branca disse que os dois líderes “discutiram questões de interesses mútuos”, incluindo Coreia do Norte, Síria, Iraque e Mianmar.

Em setembro, o presidente usou o encontro anual de líderes da ONU para criticar a “burocracia” da instituição. Nesta sexta-feira, não foi diferente.

“As Nações Unidas têm um potencial tremendo. Mas este potencial não tem sido usado como deveria”, afirmou o presidente, que recebeu Guterres ao lado da embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, e do conselheiro de Segurança Nacional H.R. McMaster. “A ONU tem potencial de reunir pessoas, como nenhum outro. As coisas têm de acontecer nas Nações Unidas como nunca antes.”

Guterres disse que Trump era um “verdadeiro crente de que vivemos em um mundo bagunçado, mas precisamos de uma ONU forte, reformada e modernizada. Precisamos de um forte Estado Unidos envolvido, com base em seus valores tradicionais – liberdade, democracia e direitos humanos”. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo