enkontra.com
Fechar busca

Mundo

Obama pede que China liberte vencedor do Nobel da Paz

Segundo o presidente, Liu Xiaobo representa valores “universais”

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu hoje à China que liberte o dissidente Liu Xiaobo “o mais rápido possível”. Segundo ele, o vencedor do Nobel da Paz deste ano representa valores “universais”. Obama, que recebeu o Nobel da Paz no ano passado, disse em comunicado que “o sr. Liu Xiaobo merece esse prêmio muito mais que eu”.

O presidente norte-americano disse que Liu “nos lembra que a dignidade humana também depende do avanço da democracia, da sociedade aberta e do Estado de direito”. Segundo ele, os valores encarnados por Liu são “universais, sua luta é pacífica e ele deve ser libertado o mais rápido possível”.

Obama lembrou que hoje é o Dia Internacional dos Direitos Humanos e é preciso “redobrar os esforços” para se avançar em “valores universais para todos os seres humanos”. A cerimônia de entrega do Nobel ocorre nesta sexta-feira em Oslo, sem a presença do vencedor, que segue preso na China, onde foi condenado por subversão após assinar um manifesto pedindo reformas políticas democráticas no país.

Pequim reagiu duramente ao prêmio para Liu, qualificando o Comitê do Nobel como um grupo de “palhaços” e ameaçando os países que enviem representantes à cerimônia. As informações são da Dow Jones.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

1 Comentário em "Obama pede que China liberte vencedor do Nobel da Paz"


Jacú do Mato
Jacú do Mato
6 anos 9 meses atrás

Obama, se meta do teu país. Vc não consegue nem aprovar uma lei que torne a saúde mais popular neste território de assas-sinos e agiotas.
Porque você não ataca a China ? Ou a Coréia do Norte que já afirmou ter a bomba ?
Você quer é petróleo

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas