mundo

Ministros da União Europeia concordam em ratificar acordo do clima em Paris

Os ministros do Ambiente da União Europeia concordaram nesta sexta-feira em permitir que o bloco ratificasse um acordo global sobre a redução das emissões de gás na próxima semana, com todos assegurando que o acordo entraria em vigor ainda este ano.

Desde a semana passada, 61 países – incluindo os dois maiores emissores de gás do mundo, a China e os EUA – que representam cerca de 48% das emissões globais, haviam adotado formalmente o acordo, que foi alcançado em Paris em dezembro.

Para entrar em vigor, pelo menos 55 países que representem pelo menos 55% das emissões devem ratificar o acordo.

A decisão desta sexta-feira pelos ministros do Ambiente da UE “leva o acordo de Paris para muito perto de entrar em vigor”, disse a Comissão Europeia em uma declaração.

A Índia, que é responsável por 4,1% das emissões globais, também anunciou que irá adotar formalmente o acordo de Paris, em 02 de outubro.

“A decisão de hoje mostra que a Europa tem unidade e solidariedade”, disse o comissário do clima e energia da UE, Miguel Arias Cañete. “Estamos chegando a um período crítico para uma ação climática decisiva. E as coisas melhorarem, a Europa começará a andar”, acrescentou.

Voltar ao topo