mundo

Governo da Colômbia e rebeldes das Farc fecham acordo para encerrar conflito

O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) fecharam um acordo histórico na noite desta quarta-feira, para encerrar meio século de hostilidades em um dos mais longos e mais sangrentos conflitos armados do planeta.

O presidente Juan Manuel Santos saudou o acordo com as Farc como uma oportunidade para virar a página da violência política que deixou mais de 220 mil mortos e deslocou mais de 5 milhões de pessoas de suas casas. Ele disse que realizaria um plebiscito no dia 2 de outubro para dar a chance aos colombianos de votarem sobre o acordo. Sem a aprovação popular, a implementação do acordo não pode ser iniciada.

Em Bogotá, cerca de 400 pessoas se reuniram em uma praça para assistir em uma tela gigante o anúncio do acordo com os negociadores em Havana. “Nós ganhamos a mais bela de todas as batalhas: a paz na Colômbia”, disse o negociador das Farc, Ivan Marquez, durante o anúncio na capital cubana.

O acordo, cujo texto final ainda não foi aprovado, obriga o governo da Colômbia a conduzir uma agressiva reforma agrária, reformando sua estratégia antinarcóticos e expandido a presença do Estado em áreas negligenciadas do país. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo