mundo

Conversas sobre clima na Alemanha chegam ao fim com progresso no Acordo de Paris

Conversas globais sobre a redução das mudanças climáticas chegaram ao fim nesta sexta-feira, com delegados e observadores alegando terem conquistado avanços em diversos detalhes importantes do Acordo de Paris de 2015.

As negociações de duas semanas se concentraram em uma série de questões, incluindo transparência, assistência financeira para nações mais pobres e como manter os objetivos dos países para reduzir as emissões de carbono. “Estamos fazendo um bom progresso no cronograma de trabalho do acordo de Paris, e estamos no caminho certo para concluir esse trabalho no prazo”, disse o primeiro-ministro de Fiji, Frank Bainimarama, horas antes de uma reunião em Bonn.

Bainimarama, que comandou as negociações, enfrentou a tarefa de conciliar as posições muitas vezes conflitantes dos países ricos e dos pobres, especialmente em relação ao que cada lado precisa fazer para conter as mudanças climáticas. Os signatários do Acordo de Paris desejam manter o aquecimento global inferir a 2 graus Celsius até o fim do século. Esse objetivo não será alcançado a menos que os países façam novos esforços de reduzir as emissões de carbono causadas pela queima de combustíveis fósseis.

Os observadores dizem que a delegação dos Estados Unidos desempenhou um papel bastante construtivo durante as negociações, apesar da ameaça do presidente americano, Donald Trump, de retirar o país do pacto climático. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo