mundo

Comissão Europeia parabeniza movimento do Ecofin favorável a reformas na UE

O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, parabenizou o grupo que reúne os ministros de Finanças da União Europeia (Ecofin) por querer avançar nas propostas legislativas destinadas a apoiar as reformas estruturais nos Estados-membros.

Em reunião do Ecofin nesta terça-feira, Dombrovskis comentou que “existe um sentimento compartilhado de que precisamos avançar no aprofundamento das relações na UE”. De acordo com ele, existe um forte apoio a uma abordagem inclusiva e um senso comum de prioridades imediatas, em meio à união bancária e ao desenvolvimento do mecanismo de estabilidade europeu.

“Uma parte importante do esforço de redução de risco na união bancária é reduzir os níveis de empréstimos inadimplentes”, disse. Para ele, houve progressos “encorajadores” nos países do bloco com altas taxas de empréstimos inadimplentes, como Itália, Espanha, Portugal, Eslovênia e outros países. Além disso, Dombrovskis ressaltou que, em março, a Comissão Europeia irá apresentar um pacote de propostas para ajudar a reduzir os empréstimos inadimplentes e sua acumulação no futuro.

Voltar ao topo