Fiéis

Mega culto lota Arena e quase supera público do UFC. Foram 43 mil pessoas

Mega culto lota Arena e quase supera público do UFC. Foram 43 mil pessoas
Foto: Maicon J. Gomes

Milhares de fiéis lotaram a Arena da Baixada na noite deste sábado (29) para participar do mega culto organizado por igrejas evangélicas de toda Curitiba e região metropolitana. O evento faz parte da chamada Semana do Avivamento, em que igrejas de toda a cidade se reúnem para a realização de cultos em diversos espaços, além da realização de outras atividades sociais.

De acordo com a organização, todos os 50 mil ingressos foram vendidos ao longo da semana — o que colocaria o culto como o maior público do estádio, superando as 45.207 pessoas que assistiram ao UFC 198 no ano passado. Contudo, até 19h50, o cálculo oficial era de que 43 mil fiéis vieram à Arena. Ainda assim, com esse número, o culto já é considerado o maior evento evangélico do Paraná. A Marcha para Jesus, que costuma ultrapassar a marca dos 150 mil participantes, é considerado um movimento.

Mega culto lota Arena e quase supera público do UFC. Foram 43 mil pessoas
Foto: Maicon J. Gomes

Poucos lugares vazios

Ainda assim, dentro do estádio, o que se viu foram poucos lugares vazios. As arquibancadas estavam lotadas e até mesmo o gramado foi ocupado por membros de diferentes denominações, que se acotovelavam para se aproximar do palco montado no centro do campo e onde pastores e grupos evangélicos comandavam o show. Os portões da Arena foram abertos por volta das 14h e, ao longo da tarde, vários grupos de diferentes igrejas se apresentaram. No entanto, foi somente a partir das 18h que o grande culto prometido teve início.

E as dimensões colossais do evento impressionaram muitos dos fiéis. O estudante Eduardo Schultz, de 17 anos, veio acompanhado do irmão e cunhada para participar do culto e diz ter se emocionado com o que encontrou no estádio. “Nunca tinha visto algo assim. É a minha primeira vez aqui, então vir e ver algo desse tamanho e com essa animação é inexplicável. É diferente”, afirma. Já para a pedagoga Marinalva Starerraud, de 42 anos, o diferencial de um culto dessas proporções é o contato com outras pessoas. “Unir pessoas de todas as idades e diferentes igrejas é algo maravilhoso”, diz.

Seu marido, o corretor Geraldo Starerraud, de 52 anos, conta que nunca viu a Arena tão cheia quanto nesta noite. “Estive aqui durante a inauguração da grama sintética [em fevereiro de 2016] e a quantidade de pessoas era bem menor. Dessa vez, até o campo está lotado”, aponta. Segundo ele, o público total do evento foi uma surpresa, já que acreditava que muita gente iria desistir de vir mesmo com o ingresso comprado. “Só na minha família, cinco pessoas deixaram de vir, então achei que ia estar mais vazio. Foi uma surpresa o que vi. Imagine só se viesse todo mundo então”.

De acordo com o pastor Lucas Zub Dutra, um dos organizadores do culto, além da integração religiosa, a Semana do Avivamento tem o intuito de promover ações sociais, seja com arrecadando doações para a Provopar e a Fundação de Ação Social (FAS) da prefeitura, além de disponibilizar locais de cadastro para que os fiéis façam o cadastro para a doação de órgãos e de medula óssea.

Pelo Brasil

Mesmo sem tomar partido, o culto também ganhou conotações políticas logo em seu início. Por volta das 18h30, um dos pastores que comandava a festa pediu para que os fiéis levantassem um folheto com as cores da bandeira do Brasil enquanto era feita uma “oração pelo país”. Enquanto isso, uma bandeira sobreposta por um enorme “Jesus” era mostrado no telão.

Em seu discurso, o pastor disse que era preciso orar por justiça para que “Jesus tocasse no coração dos governantes” e “e brasileiro voltar a andar de cabeça em pé”.

Trânsito tranquilo

Apesar da grande quantidade de pessoas, o trânsito teve poucas alterações. O evento evangélico coincidiu com a Vinada Cultural e, mesmo assim, quem precisou vir até a região do Água Verde não encontrou complicações no tráfego. A Rua Buenos Aires, entre a Praça Afonso Botelho e a Arena da Baixada estava fechada, assim como um pequeno trecho da Rua Engenheiro Rebouças. Contudo, não havia lentidão no horário próximo ao início do culto.

Voltar ao topo