NOVO PROTESTO

Estudantes fazem ato no Centro de Curitiba em solidariedade às ocupações

Foto: Daniel Castellano

Um grupo de estudantes secundaristas e manifestantes se reuniu nesta quinta-feira (27) para mostrar solidariedade às ocupações dos colégios do Paraná. O ato começou pequeno, mas ganhou força ao longo da noite. Por volta das 20h, o grupo saiu em caminhada até o Colégio Estadual do Paraná (CEP), que está ocupado por estudantes desde o dia 7 de outubro. A observação da reportagem é de que cerca de 250 pessoas participaram do ato.

Quando o ato chegou ao CEP, os estudantes que participam da ocupação da instituição foram até a frente do prédio para agradecer o apoio dos outros alunos. Os secundaristas, vindos principalmente de bairros como Sítio Cercado e de cidades da Região Metropolitana, como Campina Grande do Sul e Campo Magro, protestaram contra as desocupações das escolas, que vem ocorrendo desde a última segunda-feira (24), quando um jovem de 16 anos foi assassinado dentro de uma escola de Santa Felicidade. Os jovens afirmaram estar em luto pela morte do adolescente, mas afirmaram que não devem deixar as escolas.

Durante o ato, militantes de diversos movimentos fizeram falas contra a PEC 241, que limita os gastos públicos, e contra a MP 746, que promove uma reforma no currículo do ensino médio. Um grupo que participa da ocupação dos prédios da reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também esteve no protesto. A ocupação da UFPR foi motivada pela dos estudantes secundaristas.

A fala da estudante Ana Júlia Ribeiro, que discursou nesta quarta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). também foi muito lembrada pelos militantes. Eles afirmaram que a jovem de 16 anos demonstrou a horizontalidade do movimento dos estudantes secundaristas.

Foto: Daniel Castellano
Foto: Daniel Castellano