Case de sucesso

Paranaense faz sucesso com acessórios e ganha Prêmio Jovem Empreendedor

Augusto Köech , que recebeu prêmio de empreendedorismo jovem no último domingo (Foto: Divulgação).

Empreender - Tribuna O empresário Augusto Köech costumava presentear os amigos com acessórios que a mãe, Marilei, fabricava. Eram terços e crucifixos feitos com materiais como couro e niquelados, que faziam o maior sucesso. “Um dia estava numa roda e vi que pelo menos cinco deles estava usando os meus presentes”, lembra o empresário. Foi daí que nasceu a ideia de fazer uma marca própria, que leva o seu nome.

Na época, Guto, como é chamado, trabalhava numa conhecida casa de shows em Curitiba e tinha contato com os famosos que faziam show no local. “Comecei a presenteá-los e no ato já fazia uma foto e colocava na internet”, recorda. Os acessórios não tiveram outro destino a não ser virar febre entre os famosos. Guto abriu uma loja online e hoje vende cerca de 200 acessórios por mês.

Todo o esforço gasto em três anos de trabalho foi reconhecido no último domingo, quando ele foi o vencedor do Prêmio Jovem Brasileiro. Concorreu com 30 jovens empreendedores e foi vencedor na categoria “Empreendedorismo em Moda”.

Com um forte trabalho nas redes sociais, os produtos da Guto Köech se transformaram em um objeto de desejo. Clientes de todos os cantos do Brasil passaram a comprar os terços e publicavam suas fotos utilizando produtos da marca sempre acompanhadas da hashtag #blindado.

Campanha publicitária da marca (Foto: Gabriel Felix/Divulgação).
Campanha publicitária da marca (Foto: Gabriel Felix/Divulgação).

A marca ganhou ainda mais força quando celebridades começaram a admirar as criações da dupla, entre eles Susana Vieira, Luana Piovani, Caio Castro, Lázaro Ramos, Michel Teló, Sorocaba, Luan Santana, Ludmilla, Valesca Popozuda, Claudia Leitte, Naldo, Felipe Titto, Daniele Hypolito, Dr. Doctor Rey (Dr. Hollywood), Cafú, Buchecha, Bruno Gagliasso, Henry Castelli, Renan Oliveira, Lucas Lucco, Rodrigão e Jonas Sulzbach.

A grife é voltada para o público masculino, mas após receber diversos pedidos femininos resolveu investir em linhas para mulheres, que trazem, por exemplo, terços femininos, terços para noivas e pulseiras. “Nossos produtos começaram a chamar a atenção das mulheres, até porque muito do que vendemos pode ser unissex. Com o interesse delas, passamos a desenvolver produtos exclusivos”, destaca Augusto Köech.

Guto começou seu negócio presenteando amigos e famosos até virar febre na internet (Foto: Divulgação).
Guto começou seu negócio presenteando amigos e famosos até virar febre na internet (Foto: Divulgação).

Para o empreendedor, receber o prêmio simboliza o reconhecimento do trabalho, e representa um estímulo para seguir aprimorando e expandindo o conceito da marca. “Vencer o Prêmio Jovem Brasileiro em menos de três anos de empresa é, sem dúvida, umas das nossas maiores conquistas nesta caminhada. Uma premiação séria que nos enche de orgulho”, completa Augusto Köech.

O prêmio

Desde 2004, o Prêmio Jovem Brasileiro incentiva e homenageia o protagonismo dos jovens na sociedade em prol da construção e desenvolvimento do país. A 15ª edição do evento aconteceu no último domingo, dia 25 de setembro, e premiou diversos jovens que se destacaram no último ano.

 Onde encontrar

Campanha publicitária da marca (Foto: Gabriel Felix/Divulgação).
Campanha publicitária da marca (Foto: Gabriel Felix/Divulgação).

Os produtos da Guto Köech – terços, crucifixos, pulseiras, terços para noivas e terços para carros – podem ser adquiridos no site oficial www.gutokoech.com ou em revendas físicas nas cidades de Curitiba (PR) e São Paulo (SP). Mais informações nas redes sociais da grife: Facebook  e Instagram.